Capital vai ganhar novas medidas para ampliar vacinação

5 de fevereiro de 2021 - 19:09 # # # #

Daniel Herculano - Texto
Carlos Gibaja, Tatiana Fortes e Thiara Montefusco - Fotos

Governador declarou que medidas extras para contemplar os setores de eventos, bares e restaurantes serão anunciadas na próxima semana

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciaram novas medidas para o enfrentamento à pandemia e o processo de vacinação do Ceará. Entre elas estão o aumento dos postos de vacinação com seis drive-thrus, que visam atender àqueles com mais de 75 anos; a parceria com táxis e aplicativos de mobilidade para o transporte de quem não tem carro; e a garantia da circulação de 200 ônibus a mais, em horários de pico na Capital.

Vacinas, novos drive-thrus e motoristas para os idosos

“Chegarão ao Ceará mais 115 mil doses da vacina contra a Covid-19, estamos no aguardo da confirmação do horário do voo de chegada das vacinas pelo Governo Federal. Com isso estamos preparando uma série de medidas para que possamos ampliar os pontos de vacinação, priorizando todos os idosos acima de 75 anos. E nosso objetivo é vacinar logo todo esse público, e para isso vamos aumentar os pontos de vacinação e locais de drive-thru”, informou o governador.

Sobre o mesmo assunto, José Sarto destacou que a Capital ganhará novos drive-thrus de vacinação, chegando ao total de seis, e contemplando todas as macrorregiões da cidade. “Já temos cadastrados 51 mil idosos acima de 75 anos, e acredito que, com a quantidade de vacinas que chegarão, nós vamos conseguir zerar esse público”, disse o prefeito.

Complementando, Camilo Santana divulgou que, em parceria com o Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Estado fechou uma ação para acelerar esse processo de vacinação com os idosos, especialmente aqueles que não possuem carro. “Além da vacinação ir até a residência do idoso na Capital, vamos contratar taxistas e motoristas de aplicativo Uber para buscar os idosos em casa, levar para se vacinar no drive-thru, e depois deixá-los em casa de novo. Mas antes do atendimento, deverão passar por um processo de testes, e caso estejam sem o vírus, serão liberados para esse serviço”, apontou o governador.

Transporte Público

O prefeito de Fortaleza falou sobre o incremento na frota de ônibus na Capital para os horários de pico, em comum acordo com o setor e Governo do Ceará. “Vamos acrescentar 200 ônibus à frota do transporte público de Fortaleza nos horários de pico, exatamente para diminuir a aglomeração nesses horários. A partir de terça (9), começam a circular mais 50 novos coletivos. Até sábado (12), mais 100 veículos serão acrescidos. E a partir do dia 17, chegaremos ao total de 200 ônibus extras nas ruas de Fortaleza”, explicou Sarto.

Já o governador complementou que, além do acréscimo da frota, vai realizar fiscalizações para fazer cumprir o horário de funcionamento do comércio, para evitar aglomerações no transporte público nesses horários de pico, incluindo com a instituição da mudança do horário do comércio, para as 9h, diferente do da indústria.

Decreto Especial de Carnaval

“Vamos ter um protocolo especial para o período de Carnaval, lembrando que não será feriado, já acordamos que não haverá ponto facultativo no serviço público, comércio, indústria e serviços irão funcionar normalmente, pois nós queremos evitar qualquer tipo de evento e aglomeração durante esse período”, explicou o governador, que disse ainda que todas as decisões são para diminuir tanto a velocidade de transmissão que tem ocorrido na Capital cearense, quanto a crescente pressão nos sistema de saúde, público e privado.

Reunião com o setor de Eventos

Camilo informou que na próxima semana trará uma medida especial para um dos setores mais atingidos durante essa pandemia, os eventos, que também é onde tem o maior foco de aglomeração. “Nossas equipes do Estado e Prefeitura têm se reunido com representantes do setor para discutir ações que a gente possa apoiar esse segmento, e hoje nos reunimos com o setor de bares e restaurantes, pois a nossa posição permanente é a do diálogo com o setor econômico do Ceará, e nós temos feito isso durante toda essa pandemia. Na próxima semana vamos anunciar medidas importantes e específicas para atender esse setor de eventos, bares e restaurantes”, finalizou o governador.

 

Ouça:

O governador Camilo Santana confirmou a chegada de mais 115 mil doses da vacina Coronavc, produzida pelo Instituto Butantan ao Ceará nas próximas horas. Com isso, a meta vai ser priorizar a vacinação de idosos acima de 75 anos.

Sobre o mesmo assunto, José Sarto destacou que a Capital ganhará novos drive-thrus de vacinação, chegando ao total de seis, e contemplando todas as macrorregiões da cidade.

Complementando, Camilo Santana divulgou que, em parceria com o Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Estado fechou uma ação para acelerar esse processo de vacinação com os idosos, especialmente aqueles que não possuem carro.

Transporte Público

O prefeito José Sarto falou sobre o incremento na frota de ônibus na Capital para os horários de pico, em comum acordo com o setor e Governo do Ceará.

Camilo Santana destacou ainda que vai haver um decreto específico para o período de Carnaval. Ele lembrou que não haverá feriado no período.

Camilo Santana informou que na próxima semana trará uma medida especial para um dos setores mais atingidos durante essa pandemia, os eventos, que também é onde tem o maior foco de aglomeração.