Apesar de chuvas, boletim da Semace aponta 14 pontos próprios para banho em Fortaleza

12 de fevereiro de 2021 - 12:18 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Com a presença de chuva, a balneabilidade das praias pode sofrer alterações devido o carreamento de alguns objetos para o mar através das galerias pluviais. Apesar disso, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) divulga o resultado do novo boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, que mostra 14 pontos próprios para banho do total de 32 postos monitorados pela Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da autarquia.

Leste e Centro são as localidades que mais apresentam pontos próprios: oito e cinco, respectivamente. Praias conhecidas de ambas as localidades, como a da Sabiaguaba, e, entre o Inace (Indústria Naval do Ceará) até o Aquário, estão impróprias. Ainda sobre a região Centro, também entre o Aquário, seguindo até o Espigão da rua João Cordeiro, apresenta-se como trecho próprio.

O setor Oeste só apresentou um ponto em conformidade: Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó. Os demais, todos com trechos impróprios, inclusive a Barra do Ceará, conhecida pela alta frequência de surfistas. Ainda na mesma localidade, o posto 31 não apresenta resultado por motivo de ocorrência de obras próximas que impedem acesso ao trecho.

As análises das águas dos trechos seguem o padrão exigido pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A Semace adverte sobre as condições climáticas com nebulosidade variável, segundo indica a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico (Funceme). Esse fator pode provocar novas chuvas na capital, fenômeno que influência o resultado do boletim de balneabilidade. “Após chuvas fortes não é recomendado o banho por até 24h”, informa a técnica da Geamo da Semace, Louise Medeiros.

Confira aqui o resultado completo do boletim.