Para reforçar número de profissionais de saúde no atendimento a pacientes com Covid-19, Sesa recomenda suspensão de cirurgias eletivas e serviços ambulatoriais

17 de fevereiro de 2021 - 11:02 # # # # #

Ascom Sesa Texto
,span>Iza Machado Arte gráfica

Diante do aumento de casos e de óbitos decorrentes da Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em ofício divulgado nesta terça-feira (16), recomenda a suspensão de cirurgias eletivas e serviços ambulatoriais no Estado. O documento é direcionado a hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e unidades de saúde públicas e privadas cearenses, visando a priorizar o atendimento a pacientes com a doença. Profissionais dos serviços suspensos temporariamente deverão estar disponíveis para compor a força de trabalho no enfrentamento à propagação do coronavírus.

O ofício, assinado pelo secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, considera a medida importante para o controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, alertando para a necessidade de reduzir o fluxo de pacientes nas unidades de saúde, de forma a prevenir a contaminação pela doença. Visitas a pacientes internados serão restritas.

Veja ofício

O texto prevê, ainda, que a rede pública de saúde conte com a disponibilidade suficiente de profissionais no Estado para a atuação em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), “onde a necessidade de força de trabalho especializada se faz mais premente em período de pandemia”.

A recomendação de suspensão envolve cirurgias eletivas plásticas, bariátricas, tireoidectomias (retirada da glândula tireoide) não neoplásticas, entre outras que possuam caráter de eletividade bem definido e que tratem de lesões benignas. Cirurgias oncológicas ou aquelas em que o adiamento possa resultar em risco de agravamento do quadro clínico do paciente, ameaçando a vida, devem ser realizadas, assim como os atendimentos ambulatoriais de alto risco. Procedimentos odontológicos eletivos e em pacientes com sintomas gripais devem ser suspensos também.

A retomada de cirurgias eletivas suspensas, quando recomendada, deverá observar a ordem cronológica dos procedimentos, a contar do início da pausa. Todas as intervenções deverão ser listadas e encaminhadas à Sesa para fins de monitoramento e publicação no IntegraSUS.

De acordo com a plataforma, até segunda-feira (15), 397.442 casos de Covid-19 foram confirmados no Ceará. Ao todo, 10.850 pessoas no Estado morreram vítimas da doença.

Telemedicina
Para dar continuidade ao cuidado de pacientes crônicos, a Sesa orienta o uso da telemedicina. No caso de serviços públicos, a pasta oferece para as instituições que queiram aderir a modalidade de teleconsulta o serviço do Núcleo de Telessaúde, no qual é possível fornecer prescrição e atestados eletrônicos.