Ciopaer realiza transporte de bebê com cardiopatia de Barbalha para Fortaleza

22 de fevereiro de 2021 - 10:06 # # # # # #

Ascom SSPDS

O transporte aéreo é utilizado com o intuito de reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar o socorro a pacientes mais debilitados. Mais uma vez, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi essencial para salvar a vida. O bebê de seis meses foi transportado, na manhã do último sábado (20), da cidade de Barbalha – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) para uma unidade de saúde na Capital.

De acordo com os profissionais que atenderam a ocorrência, o menino possui cardiopatia congênita e agenesia de septo. O coração estava sem a separação dos átrios e ventrículos. Após o acionamento, a criança foi levada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital São Vicente, em Barbalha, para a base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte.

De lá, o paciente foi transportado pela aeronave Fênix 06 para o Hospital do Coração de Messejana (AIS 3) em Fortaleza, onde passará por uma cirurgia com um cirurgião cardíaco pediatra. O voo durou aproximadamente duas horas. Durante a missão, foram empregadas equipes da Ciopaer e Samu Ceará.

Veja o vídeo da ação: