Adece nomeia presidente e nova diretoria

24 de fevereiro de 2021 - 16:22 # # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) conta com um novo presidente. Na manhã desta quarta-feira (24), em reunião ordinária do Conselho de Administração, deixou o cargo o economista Eduardo Neves, à frente desde 2018, com atuação desde a fundação, em 2007. O advogado e mestre em Administração Contábil e Financeira Francisco Rabelo assumiu o posto.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, destacou o trabalho de Eduardo enquanto presidente da Agência e expressou os agradecimentos pelas contribuições ao Sistema Sedet. “É um profissional super zeloso e proativo quando esteve nesses anos à frente da Adece. Eu, em nome do governador Camilo Santana e da Secretaria, quero agradecer ao doutor Eduardo, que tratou a Adece como muito respeito e trabalhou com afinco para alcançar bons resultados”, disse.

Outras medidas foram aprovadas na reunião com conselheiros da Agência. Dentre elas, a criação da Diretoria de Economia Popular, com eleição da diretora Silvana Parente. Também assumiu o posto de Diretor de Fomento, Luiz Eduardo Fontenelle. Novos membros passaram a integrar os Conselhos de Administração e Fiscal da Adece, com a eleição de Luiz Francisco Juaçaba e Francisco Rabelo para o primeiro e de Moema Soares para o segundo.

Presidente e novos diretores

Francisco José Rabelo do Amaral é advogado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração Contábil e Financeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenava o Núcleo de Inteligência da Sedet. Foi professor na UFC, nas universidades Estadual do Ceará (Uece), de Fortaleza (Unifor) e Faculdade Integrada do Ceará. No Banco do Nordeste, iniciou como Analista Financeiro, chegando à Superintendência de Atração de Investimentos. Foi responsável pela estruturação do Fundo de Pensão dos Servidores do Governo do Estado de São Paulo e participou da Coordenação da Implementação do Modelo de Reestruturação da Previdência dos Servidores do Governo do Estado do Ceará. No currículo, Rabelo carrega ainda experiência como presidente da Caixa de Assistência Médica (CAMED), presidente do Fundo de Previdência PREVIVER e diretor/coordenador de Fundos Financeiros e Incentivos Fiscais e de Atração de Investimentos da ADENE/SUDENE.

Silvana Maria Parente Neiva Santos é doutora em Economia pela Universidade de Madrid, Mestre em Economia Rural pela UFC, Especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional pelo MIT-USA e especialista em Microfinanças pela Universidade de Harvard. Foi funcionária do Banco do Nordeste por 24 anos, tendo ocupado os cargos de chefia do ETENE, do Departamento Rural e do Gabinete da Presidência, tendo coordenado a implantação do Programa de Microcrédito CREDIAMIGO. Foi diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano-IADH onde atuou em projetos de economia solidária e desenvolvimento territorial. Na gestão pública foi Secretária-Executiva do Ministério da Integração Nacional e Secretária de Planejamento e Gestão do Governo do Ceará.

Luís Eduardo Fontenelle Barros é economista pela UFC e fez curso de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi executivo no grupo J. Macêdo S.A, diretor financeiro na Rede de Ensino Geo, na Fiotex Industrial S.A. e no Centro Industrial do Ceará (CIC). Foi secretário de Finanças do Poder Judiciário do Estado do Ceará e Árbitro da Bolsa Brasileira de Mercadorias. É fundador, ex-presidente e atualmente vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-CE). Também presidiu o Conselho Regional de Economia. É consultor de empresas e entidades, incluindo a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).