Internet e artesanato: novos horizontes para a geração de renda no Ceará

26 de fevereiro de 2021 - 14:02 # # # # # #

Larissa Feitosa - Ascom CeArt - Texto e Fotos


Praticidade, comodidade e economia são alguns dos benefícios que as compras virtuais oferecem para os consumidores. Devido ao enfrentamento à pandemia no ano de 2020, o deslocamento para as lojas físicas ficou ainda mais limitado, alavancando ainda mais o poder da internet para realizar vendas. Com o artesanato, não é diferente. O Governo do Ceará, através da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) inaugurou, em junho do ano passado, uma loja virtual do artesanato cearense, que divulga e envia para todo o Brasil a beleza do nosso feito à mão. Além dos sites, as redes sociais compõem a força potente que transforma positivamente as relações de mercado e as vidas dos artesãos cearenses.

Tanto o equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) quanto os próprios artesãos constroem, com a internet, novos horizontes de geração de renda, como destaca a titular da SPS, Socorro França: “Nosso objetivo com o fortalecimento da presença virtual é levar o nosso artesanato para todo o Brasil. Colaborando com a ampliação do alcance dos trabalhos artesanais, conseguimos atender também os clientes com a praticidade das novas possibilidades de compra”.

Produzindo esculturas em madeira há oito anos, Nil Morais decidiu publicar as peças na internet quando percebeu que aquilo que era hobby se tornaria o seu trabalho. Com recebimento de pedidos no WhatsApp e divulgação no Instagram, o artesão mantém uma rotina organizada que tem trazido bons resultados. “Faço sozinho a minha divulgação, cuidando do atendimento aos clientes, da fotografia e da publicação de posts. Diariamente, mantenho a disciplina de me dedicar às redes sociais porque hoje elas geram atualmente 90% do meu total de vendas”, destaca.

Com o trabalho em crochê, Vaneide Bandeira também vive do artesanato e aposta na internet para chegar cada vez mais longe. “Iniciei nas redes sociais há pouco mais de um ano porque entendo que elas ampliam o nosso público, já que são parte da vida de pessoas de todas as idades, que podem se tornar clientes. Conto com a ajuda da minha filha para administrar as minhas redes e estou estudando para obter um público maior e com mais qualidade no que divulgo”. O próximo passo, segundo Vaneide, é investir ainda mais nas vendas virtuais com a criação de um site próprio.

Essa etapa já é realidade na Associação Carqueijo, que é referência no Ceará com o trabalho em tecelagem em Mucambo. Com comunicação forte nas redes sociais e envios para todo o país pelo site da associação, a Carqueijo gera cerca de 60% das vendas pela internet: “Sempre acreditei no potencial do e-commerce para levar o nosso artesanato a novos locais e consumidores, por isso, trabalhamos com vendas virtuais desde o ano de 2012, quando as redes sociais ainda estavam se fortalecendo. No início, divulgamos nosso site na imprensa, nas rádios e sempre buscamos meios de nos atualizar e aprimorar nossos serviços para nos aproximar de nossos consumidores no meio virtual”, conta Gilmar Martins, presidente da Carqueijo.

Com peças na loja virtual da CeArt, Vaneide conta sobre o impacto do apoio da Central na divulgação e nas vendas do seu trabalho: “O apoio da CeArt é imprescindível! Com um nome de peso no mercado e na cultura do Ceará, nós artesãos fazemos parte de um projeto de prestígio e reconhecimento tendo nossos produtos divulgados nas redes sociais”, afirma.

“Trabalhamos para ampliar cada vez mais as oportunidades dadas aos nossos artesãos no meio virtual. De 2020 para 2021, ampliamos nossos envios do Ceará para o Brasil, e planejamos, em breve, expandir as vendas do legítimo artesanato a nível mundial”, destaca a coordenadora da CeArt, Patricia Liebmann.

Serviço

CeArt
Instagram: @ceartceara
Site: www.lojaceart.online

Nil Morais
Instagram: @morais.nil / @ateliecompadres

Vaneide Bandeira
Instagram: @atelie.vaneide

Carqueijo Artesanato
Instagram: @carqueijo_artesanato
Site: www.carqueijoartesanato.com.br