Centro Cultural Bom Jardim lança “Semana dos Laboratórios de Pesquisa 2020/2021”

1 de março de 2021 - 16:34 # # # # # #

Ascom CCBJ

O evento acontecerá no formato virtual, com lives no canal do CCBJ no YouTube às 19h, do dia 2

O Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), torna público o cronograma da Semana dos Laboratórios de Pesquisa 2020/2021, com o tema “Pensamento, Memória e Identidade: imersões criativas no âmbito da pesquisa em artes”.

O evento acontecerá virtualmente, no formato de lives, exibidas no canal do CCBJ no YouTube, do dia 2 a 5 de março. Cada dia de live será divulgado nas redes sociais do CCBJ (Facebook e Instagram), com link de acesso à transmissão, detalhes sobre os participantes e tema da discussão.

A Semana dos Laboratórios de Pesquisa 2020/2021 terá, compondo sua programação de quatro dias de evento, quatro lives divididas em “cenas”, que compilam em cada dia três grupos de pesquisa. As lives serão mediadas por representantes e pesquisadores(as) na área do tema escolhido e os grupos debaterão sobre os processos de pesquisa e suas experiências durante o período de realização dos seus projetos.

Laboratórios de Pesquisa CCBJ

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe aos projetos participantes e mediadores uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua terceira edição, o Laboratório de Pesquisa aconteceu de maneira virtual e/ou semipresencial, com 12 projetos aprovados na Chamada Pública para os Laboratórios de Pesquisa 2020.

A partir do compromisso consolidado com a comunidade, manter o Laboratório de Pesquisa durante o período de pandemia foi considerado essencial para a vida artística tanto dos artistas do território, quanto do estado, assim como também foi considerada a importância manter ativo o processo formativo em pesquisa artística, de cultura e artes. Reforçando uma perspectiva educativa em desenvolver mecanismos de ampliação do olhar,  de novas epistemologias,  das vivências  sensoriais e das percepções em uma nova configuração de mundo.

Múltiplas grafias, visões, interpretações e narrativas serviram como guias para estas imersões criativas, gerando cosmologias, afro-experiências gráficas/visuais/sonoras de pensamento; eixos de identidade; memória e ancestralidade; conceitos de gênero em um fluxo intenso de partilha e convivência. Enunciações sócio-políticas que por meio de interlocuções e de acompanhamento pedagógico realizaram expansões críticas e de ressignificação de um desenvolvimento artístico. Novos caminhos foram abertos nas travessias históricas.

O novo formato obedeceu às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em diálogo com a coordenação responsável por cada projeto aprovado, buscando metodologias pedagógicas adequadas para o período e para a pesquisa visando a manutenção da excelência de cada proposta.

Saiba mais

Para saber mais sobre todos os laboratórios dessa edição, as linhas de pesquisa de cada projeto e conhecer os professores mediadores, acesse: http://centroculturalbomjardim.org.br/escola-de-cultura-e-artes/laboratorio-de-pesquisa/labs-2020-2021/

Serviço:

SEMANA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISAS 2020/21

Data: De 2 a 5 de março : http://centroculturalbomjardim.org.br/noticias/centro-cultural-bom-jardim-lanca-semana-dos-laboratorios-de-pesquisa-2020-2021-%ef%bb%bf/

Onde: Youtube CCBJ (https://www.youtube.com/channel/UC37W8tTphfoxr0TF4GGdSXA)

Horário: a partir das 19h

Saiba mais sobre os Laboratórios: http://centroculturalbomjardim.org.br/escola-de-cultura-e-artes/laboratorios-de-pesquisa/