Vacina x animais: Papo Saúde discute produção de testes pré-clínicos de imunizantes contra Covid-19

2 de março de 2021 - 11:11 # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

O desenvolvimento de imunizantes contra a Covid-19 volta a ser o foco da discussão do Papo Saúde, série de lives promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A transmissão, que ocorre nesta terça-feira (2), a partir das 19h no perfil @espceara no Instagram, vai discutir a inclusão de animais em testes pré-clínicos da produção de vacinas.

A live contará com a participação da médica veterinária, doutora em Ciências da Saúde e pesquisadora em Saúde Pública do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro (Fiocruz/RJ), Klena Sarges.

Entre outros aspectos, a convidada vai explicar a inclusão dos animais no desenvolvimento de novos imunizantes. “Isso evita que algum material não promissor ou que possa intoxicar não seja experimentado em pessoas. A inclusão dos animais é necessária não só para o desenvolvimento de novas vacinas e fármacos, mas também para a descoberta de novas terapias e procedimentos cirúrgicos”, adianta a especialista, que atua em projetos de pesquisa relacionados a biomodelos utilizados em pesquisas e bem-estar de animais. Sarges também desenvolve tecnologias inovadoras como alternativa ao uso de bichos em pesquisas.

Transmissões

O Papo Saúde na ESP discute, com especialistas de várias áreas, diversos temas ligados à saúde e ao bem-estar. O objetivo é compartilhar dicas, histórias e, especialmente, boas práticas no cuidado em saúde. A proposta também promove uma interação entre os seguidores, que podem esclarecer dúvidas e sugerir temas.

As transmissões ao vivo ocorrem quinzenalmente no perfil @espceara no Instagram sob condução da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Papo Saúde na ESP

Covid-19: vacina x testes em animais
Convidada: pesquisadora em Saúde Pública do ICTB da Fiocruz/RJ, Klena Sarges
Quando: terça-feira (2)
Horário: 19 horas
Acesse instagram.com/espceara