Aula inaugural de curso sobre Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa conta com presença de vice-governadora

8 de março de 2021 - 09:07 # # # # # # #

Ascom – Vice-Governadoria - Texto

A primeira aula do curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa, promovido pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Prefeitura de Sobral, aconteceu na tarde desta sexta-feira (5). Com carga horária total de 20 horas, o curso é voltado para educadores e demais profissionais interessados no desenvolvimento da cultura de paz e tem como objetivo o fortalecimento dos conhecimentos teóricos e práticos acerca da área. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, sempre às sextas, das 14h às 16h, através do canal no Youtube da Secretaria da Educação de Sobral.

O evento virtual contou com as participações da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, da secretaria da Educação do Ceará, Eliana Estrela, além da gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda. Para a abertura oficial do curso, a palestra ficou por conta da dupla Yuri Haasz e Sandra Caselato.

Izolda Cela comemorou a frequência cada vez maior da implantação de ações voltadas para a construção de uma cultura de paz. “Uma de nossas agendas tem que ser, precisa ser, esse compromisso com a implantação de práticas de justiça restaurativa e de construção de paz. Que bom isso vem acontecendo de uma forma mais frequente. Com isso conseguimos ambientes mais saudáveis nas escolas. Ambientes de boas relações, que promovam um crescimento e um bem-estar das pessoas. Tudo isso é melhor ainda para quem trabalha”, disse.

Eliana Estrela ressaltou a importância de se ter uma grande adesão por parte de professores e demais profissionais de educação em ações como a do curso inaugurado nesta sexta. “Esse curso realmente nos convoca. Nós estamos precisando construir de forma singular essa oportunidade formativa para todos os educadores e educadoras do nosso estado, do nosso país. Esse curso vem para que possamos nos fortalecer cada vez mais”, comentou.

Capacitação

A formação dos participantes do curso Comunicação Não-Violenta e Justiça Restaurativa contará com palestrantes renomados nacionalmente e internacionalmente, estudo de casos e outras metodologias ativas. As aulas, que poderão ser consumidas em tempo real, também ficarão à disposição por até uma semana no Youtube.