Izolda Cela destaca união em evento sobre violência contra a mulher

10 de março de 2021 - 11:25 # # # #

Ascom ViceGov

Em evento virtual realizado na tarde desta terça-feira (9), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, foi uma das convidadas para discutir medidas e ideias voltadas ao combate à violência contra a mulher. A reunião, promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, serviu como pontapé inicial para apresentação de propostas e opiniões acerca do Pacto Colaborativo para Articulação de Ações Interinstitucionais, criado com o intuito de gerar ações de enfrentamento à violência doméstica e suas problemáticas.

Izolda Cela iniciou sua fala lembrando do papel político das instituições para que ações advindas da sociedade civil, como as idealizadas pelo Grupo Mulheres do Brasil, sejam efetivas. Contudo, também ponderou a importância da existência de uma parceria entre todas as partes. “A participação do Mulheres é algo muito valioso. Estado nenhum consegue resolver todos os problemas sozinho. Quando vemos esse protagonismo da sociedade, com certeza temos uma chance renovada e fortalecida de alcançarmos mais, de trabalharmos a mudança de cultura, através de pactos, juntos”, disse.

“Tenho muita expectativa de que essa frente seja mais uma de muito valor para que possamos avançar mais no combate à violência contra a mulher, no enfrentamento à violência doméstica. Estamos juntas e espero que possamos colher bons frutos. Contem conosco”, completou a vice-governadora.

Presente na ocasião, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, ressaltou como os cuidados com a primeira infância, através do Programa Mais Infância, podem contribuir e ajudar a dar um basta na violência doméstica. “Atuamos na primeira infância pois é lá que se encontra toda uma janela de oportunidades. É o momento que a criança está desenvolvendo sua base, seus pilares. Se nesta hora essa criança testemunhar casos de violência, ela pode achar todo esse movimento algo natural e levar isso para sua vivência no futuro. Temos que coibir isso”, comentou.

Também participaram do encontro virtual a ativista brasileira Maria da Penha, a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), Socorro França, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro, a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque.

Pacto por um Ceará Pacífico

À frente do Pacto por um Ceará Pacífico, a Vice-Governadoria do Ceará promove diversas ações e projetos em prol do bem-estar da mulher. O Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), o Projeto Jovens Mães, As Rodas de Conversa, encontros para conscientizar e orientar mulheres em vários segmentos, além do Café NaPAz são alguns exemplos.

Grupo Mulheres do Brasil

Composto por mais de 77 mil mulheres oriundas de vários segmentos, organizadas em núcleos espalhados em todo o Brasil e em alguns países do mundo, o grupo tem como propósito construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. Trabalha ativamente em conjunto com outras organizações e engajando suas integrantes para discutir, propor e realizar ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, igualdade de gênero e racial, combate à violência contra a mulher e outros temas de interesse social.