PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Projeto Peixamento conclui a entrega de 5,2 milhões alevinos nesta semana

10 de março de 2021 - 13:51 # # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA - Texto e Foto

Nesta semana, o Projeto Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 distribui 337 mil alevinos em cinco municípios dos territórios dos Sertões de Sobral, Vale do Curu e Grande Fortaleza. Os pescadores artesanais atendidos com a política de segurança alimentar e incremento de renda residem nas seguintes cidades: Granja (90 mil alevinos) e Martinópole (90), com entregas marcadas para esta quarta-feira (10); Pentecoste (70), na quinta (11); e Caucaia (72) e Beberibe (15), na sexta (12).

“Estamos elevando a oferta de alimentos para as comunidades rurais, além de gerar mais oportunidades de trabalho e melhoria na renda das famílias ribeirinhas”, confirma Thiago Sá Ponte, secretário de Pesca e Desenvolvimento Agrário. O investimento do Governo do Ceará no projeto é de R$ 538.082,19 e a estimativa é que a ação gere uma produção de 1,2 toneladas de peixe e R$ 1,6 milhão em negócios rurais ainda neste ano.

Com as entregas, o projeto conclui a entrega de 5.226.000 milhões de alevinos de tilápia, carpa, piau, curimatã e sardinha de água doce em mil reservatórios públicos e chega a atender a 60 mil famílias em todo Estado do Ceará. “Vivemos um período dramático de pandemia e estamos seguros que a sensibilidade do governador Camilo Santana garante uma mesa farta e bem nutrida para as famílias de pescadores artesanais”, conclui. A meta já havia sido divulgada em outubro do ano passado.