Ceará terá Isolamento Social Rígido em todos os municípios a partir de sábado (13); decreto inclui Fortaleza e segue até dia 21

11 de março de 2021 - 23:11 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil, Thiara Montefusco e Tatiana Fortes - Fotos

Através de transmissão ao vivo em suas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou a decisão de Comitê por estabelecer decreto estadual de Isolamento Social Rígido válido para todo o Ceará, a partir de sábado (13/3) até o outro domingo, dia 21. A medida, que permite apenas o funcionamento de atividades essenciais, assim como o prazo, também vale para Fortaleza, onde já vigora o Isolamento Social Rígido desde o último dia 5. Todos os detalhes serão divulgados no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12).

“Todo o esforço necessário que o Estado tiver de fazer para garantir a vida das pessoas, nós vamos fazer. Para garantir isso, não tem outra alternativa senão frear essa contaminação do vírus, e a única forma que nós temos hoje é a de praticar o isolamento social rígido. Então, pelo decreto, a partir de sábado (13) só funcionam no Ceará a construção civil, a indústria, e o comércio de atividades essenciais, além das unidades de saúde, conforme estão autorizados aqui na Capital cearense, com validade até o próximo dia 21 de março”, explicou o governador, que ponderou também que, mesmo com alguma redução nessa primeira semana de isolamento em Fortaleza, ainda se atingiu o nível necessário para diminuir a pressão sobre o sistema de saúde.

Camilo justificou que a decisão do Comitê, de estender o Isolamento Social Rígido a todo o Estado, se deu pelo fato de mais de 130 municípios cearenses estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela Covid-19. “As cidades são classificadas por risco: baixo risco, médio risco, alerta alto e alerta altíssimo. E em apenas uma semana, praticamente dobramos o número de municípios que chegaram ao alerta altíssimo, de 78 para pouco mais de 130, que é quando a situação chegou ao limite em relação à incidência de casos em cada cidade. Então, nesse instante, todo o Ceará está com municípios entre o alerta alto ou altíssimo”.

Mais leitos todo dia

O governador listou que o Ceará hoje tem leitos de UTI espalhados por todas as Regiões do Estado, e que, em tempo recorde, conseguiu abrir cerca de 3.600 leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19, sendo 1.082 somente de UTI. “Para atender a todos, estamos abrindo novos leitos praticamente todos os dias. Até o fim de março a gente tinha uma meta de ter 1.074 leitos de UTI exclusivos Covid-19, e hoje nós já ultrapassamos essa meta, com 1.082 leitos de UTI no Ceará. A ampliação de leitos ocorre em todas as Regiões do Ceará, e estão espalhados em hospitais regionais do Estado, ou em hospitais parceiros e/ou filantrópicos, além das UPAS, novas unidades e hospitais de campanha anexos nas unidades de saúde”, ressaltou Camilo.

Dia de reuniões

Além da reunião com o Comitê que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará durante a pandemia, Camilo informou que também participou de uma audiência pública no Senado Federal e, na ocasião, levantou a importância da compra da vacina de forma diplomática entre os países. Cobrou também sobre a habilitação de leitos no Ceará pelo Governo Federal, e sobre uma pactuação nacional entre os Estados por conta da pandemia.

Em seguida, se reuniu com os governadores do Nordeste, para, na sequência, o mesmo consórcio Nordeste abrir uma conferência virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Cerca de 10% das mortes do Mundo estão sendo no Brasil devido à pandemia. Ontem tivemos um recorde negativo, e hoje passamos de mais de 2 mil mortos. O mundo está colapsando, e fomos muito diretos com o ministro, que precisamos de mais vacinas, e em breve receberemos mais doses para continuar a nossa imunização”, detalhou Camilo.

Fiquem em casa

O secretário de Saúde do Estado, dr. Cabeto, que acompanhou o governador na transmissão ao vivo, revelou que um levantamento recente da pasta, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta que, hoje, já há uma redução de 42% de internação de idosos, em período pós-vacinação desse grupo prioritário. Ele finalizou sua participação fazendo um apelo: “O isolamento social é muito duro, mas tem três finalidades: diminuir a circulação viral, e que nesse momento é a mais alta já registrada; evitar as mutações do vírus, que podem diminuir a eficiência das vacinas; não esgotar o sistema de saúde. Portanto, vamos apoiar nesse difícil momento nossas decisões, nós temos sido um exemplo ao Brasil, em planejamento e no atendimento de profissionais, por isso tomamos as decisões mais duras para salvar vidas”.

O governador encerrou a transmissão lembrando da dura realidade de que já perdemos 12 mil cearenses nesta pandemia, e que, fatalmente, todos já perdemos algum amigo, familiar, colega de trabalho ou conhecido para a Covid-19. Por isso, os cearenses precisam continuar apoiando as medidas de Isolamento Social Rígido. “Não temos medido esforços para ajudar os cearenses mais vulneráveis nesse momento de pandemia. Estamos fazendo ações sociais que ajudam aos mais vulneráveis, já tomamos medidas para ajudar os setores de eventos, bares e restaurantes, e ainda vamos fazer mais. Então, é importante a compreensão de todos, que possamos cumprir o isolamento social rígido para tentar conter a transmissão. Fique em casa, só saia no que for necessário, use a máscara para proteger você e sua família”, finalizou Camilo Santana.

 

Ouça:

Governador Camilo Santana anunciou que o decreto de isolamento social rígido, em vigor em Fortaleza, passa a valer para todo o Ceará a partir deste sábado (13 de março). A medida vale até o próximo dia 21.

O governador Camilo Santana justificou que a decisão do Comitê, de estender o isolamento social rígido a todo o Estado, se deu pelos elevados números de municípios cearenses, mais de 130, estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela Covid-19.

O governador Camilo Santana fez um panorama da situação de contágio da Covid-19 no Ceará, Brasil e mundo.

O secretário de Saúde do Estado, Dr Cabeto, falou da importância do isolamento social rígido, nesse momento.

O governador encerrou a transmissão lembrando a realidade das perdas de vida durante a pandemia e reforçou a importância do apoio ao isolamento social rígido.