PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Íris realiza Oficina de Inovação em Linguagem de Governo com a Prefeitura de Niterói

17 de março de 2021 - 15:28 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

Na última terça-feira (16), o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou com a Prefeitura de Niterói a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo, com foco no tema Carta de Serviços. No encontro, com duração de três horas, os participantes praticaram a técnica da Linguagem Simples e trocaram aprendizados e experiências sobre elaboração e aperfeiçoamento da Carta de Serviços.

Durante a oficina, Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, estimulou os participantes a refletir sobre o conceito de Linguagem Simples, causa social e técnica de comunicação que aproxima o setor público de cidadãs e cidadãos por meio da linguagem. Segundo Isabel, “a Linguagem Simples coloca o cidadão no centro, considerando suas reais necessidades. Esse é um dos passos para tornar a linguagem do governo mais efetiva”.

Isabela de Jesus, diretora da Escola de Governo e Gestão na Prefeitura de Niterói, explica que a Linguagem Simples deve ser usada inicialmente para construir e aprimorar a Carta de Serviços daquele município. “Mas esse tema é muito relevante e, com certeza, os aprendizados irão se estender a toda comunicação com os cidadãos”, acrescenta.

Como parte da programação, também foram apresentadas experiências do Ceará relacionadas à Carta de Serviços. Caroline Gabriel, orientadora de célula da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e multiplicadora de Linguagem Simples, destacou pontos de atenção no preenchimento da Carta de Serviços. “É importante estarmos atentos às definições e aos objetivos dos serviços, como acessá-los e, assim, informar o que é essencial para o cidadão”, reforça.

Sobre a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo

Iniciativa do Íris, a oficina objetiva disseminar a Linguagem Simples e formar servidores e gestores públicos para aplicar essa técnica, fazendo com que eles se sensibilizem e se apropriem de uma nova cultura de linguagem na administração. Qualquer órgão da gestão pública estadual pode fazer contato com o laboratório através do e-mail iris.labgov@gmail.com e solicitar uma oficina.