Parceria Seas e Secult promove Atividades culturais para adolescentes do sistema socioeducativo

18 de março de 2021 - 17:30 # # # # # # # #

Lígia Duarte - Ascom Seas - Texto e Foto

Adolescentes de quatro centros socioeducativos participam de oficinas online

Em uma parceria cultural entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria da Cultura (Secult-Ce), por meio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), quatro Centros Socioeducativos do Estado estão participando de oficinas online de DJ e de Teatro de Bonecos, neste mês de março. A atividade visa fomentar a cultura e possibilitar novas perspectivas de vida no campo das artes.

As oficinas fazem parte de um cronograma de atividades culturais planejadas e construídas com o CCBJ, conforme relata a assessora técnica do Eixo de Arte e Cultura da Seas, Juliana Marinho. “A parceria com o CCBJ vem na perspectiva do trabalho junto a Secretaria da Cultura do Estado, nós somos parceiros desde 2017, realizando diversas atividades. E, em 2020, foi dado início ao processo de elaboração do Plano Estadual de Arte e Cultura, na perspectiva de gestão ampliada, que é um prazo mais longo de quatro anos. Com isso, o CCBJ teve uma participação a princípio na realização das oficinas de diagnóstico do plano, […]e agora estamos realizando, conjuntamente, 4 oficinas online para os socioeducandos e duas formações para os professores dos Centros ¨, frisou.

Nos centros socioeducativos José Bezerra de Menezes e Patativa do Assaré, a professora Roberta Kaya, iniciou a oficina sobre ser DJ. O primeiro momento da oficina foi dividido em ¨arte, cultura e história, e eu faço uma apresentação em slides, áudios e documentários dessa cronologia histórica que faça com que a gente compreenda o que é a música hoje. Está sendo abordada uma linguagem interativa visual, onde eles podem se situar. […] Para depois entrar na questão prática, com a utilização de aplicativos de fácil acesso¨, conforme ela relata.

O curso de Teatro de Bonecos está sendo ministrado pela professora, Maria Vitória, contemplando adolescentes dos Centros Socioeducativos São Francisco e Mártir Francisca. Na ocasião, os jovens estão aprendendo a confeccionar os bonecos artísticos.

As oficinas possuem carga horária total de 20h\a, e contemplaram pequenos grupos de adolescentes, seguindo os protocolos de prevenção do Coronavírus.

Para além

A parceria com o CCBJ está bem além de apenas possibilitar às oficinas aos jovens, a instituição também está capacitando os professores de artes, pedagogos e coordenadores técnicos, sobre planejamento pedagógico e elaboração de projetos artísticos e culturais. São dois cursos de 20h/a cada um.

As formações terão continuidade até abril, e visam aperfeiçoar metodologias e qualificar processos na área da arte e cultura para os formadores de atividades internas.