Cineteatro São Luiz celebra 63 anos com nove horas de programação virtual

24 de março de 2021 - 12:05 # # # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto

No dia 26 de março, nesta sexta-feira, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), completará oficialmente 63 anos de idade. Para celebrar a data, uma playlist foi cuidadosamente preparada para que o público possa maratonar conteúdos de cinema, música, teatro, dança e circo. Um outro projeto especial traz três nomes da cena artística cearense que revelam suas memórias afetivas e curiosidades – de bastidores – em relação ao São Luiz. Para esta edição inédita e comemorativa foram convidadas: a multiartista Andreia Pires, a também artista e gestora cultural Dani de Jade e a cantora Teti.

Ainda na programação de aniversário, o equipamento realiza exibição gratuita do filme “A Infância de Ivan” que é dirigido por um dos maiores diretores da história do cinema, Andrei Tarkovski. Filme que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1962. A obra estreia pelo canal de YouTube do Cineteatro com acesso gratuito na sexta-feira (26), às 19h, e ficará disponível por 48 horas.

História

A inauguração do São Luiz deveria ter sido em 1940, mas devido a Segunda Guerra Mundial, as obras ficaram paradas por 20 anos. O dia escolhido para sua efetiva inauguração foi a data de aniversário do filho de Luiz Severiano Ribeiro – empreendedor e fundador do então Cine São Luiz -, 26 de março de 1958. Em cartaz, o filme “Anastácia – A Princesa Esquecida”, filmado em 1956. Mais detalhes sobre a construção do Cine, além de inúmeras curiosidades estão disponíveis na Visita Guiada online que o equipamento oferece através do seu site.

Playlist de aniversário

A playlist faz uma retrospectiva dos conteúdos ofertados no último ano, totalizando nove produções, e estreia nesta quinta-feira (25), às 18h. Os espetáculos foram gravados na íntegra, no palco principal da Casa, reformulados para a exibição nas telas de celulares, computadores, tablets e televisões. Neste material estão os espetáculos “Os Clássicos da Palhaçaria” do Circo do K’OS, “Florbela” do Grupo Elas de Teatro e “Praia das Almas” da Paracuru Companhia de Dança; os shows “Paraíso Portátil” de Selvagens à Procura De Lei, “La Mar” de Lorena Nunes e “Todas as Cores estão Dentro” de Saulo Duarte; e os filmes: “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro” de Helder Martins, “O Melhor Amigo” de Allan Deberton e “Querença” de Iziane Mascarenhas.

Projeto inédito

Três mulheres que fazem arte e cultura, três perfis que reúnem diversas histórias, lembranças e afetos do Cineteatro São Luiz. Andrea Pires é uma multiartista, sempre em movimento, sempre em criação. Já dançou, produziu e dirigiu no palco do São Luiz. Teti cantou histórias. A voz e o talento de uma das maiores intérpretes cearenses ressoam na memória. Dane de Jade pensa, sente e faz cultura por onde anda. A artista, pesquisadora e gestora, filha do Cariri, fala dos laços fortes com o sexagenário que mora no coração de Fortaleza. O projeto estreia nos canais digitais do Cineteatro em três horários: 12h, 18h e 21h.

“A Infância de Ivan” de Andrei Tarkovski

A exibição finaliza a “Mostra das Nações – Rússia/União Soviética” que durante este mês de março colocou em cartaz consagrados filmes da cinematografia russa e mundial. O filme “A Infância de Ivan” de 1963 é legendado e tem classificação indicativa de 16 anos. Conta a história do garoto órfão Ivan, de 12 anos, que nas frentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informações sem ser visto. Ele vive sob os cuidados de três oficiais russos que, após inúmeras missões desgastantes, tiram Ivan das batalhas e o enviam para a escola militar.

Serviço

Programação gratuita com veiculação no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal de YouTube do Cineteatro São Luiz 

 

Playlist de aniversário

Estreia no dia 25/3 às 18h

Nova programação

Estreia no dia 26/3 às 12h, 18h e 21h

A Infância de Ivan

Estreia no dia 26/3 às 19h (disponível por 48 hora)