Grupo propõe conjunto de ações para enfrentamento da pandemia no Ceará; projeto Elmo 2.0 é uma das iniciativas

24 de março de 2021 - 16:36 # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - CARGO
Deborah Muniz - Arte gráfica

Reunidos durante roda de conversa virtual, grupo de gestores públicos, profissionais da saúde, cientistas e acadêmicos propuseram a criação de uma força-tarefa a fim de fortalecer a vigilância em saúde, o rastreamento e o controle dos casos da Covid-19 no Ceará. A ideia, segundo a equipe, seria a criação de uma estrutura sólida e sustentável para a articulação dessas ações em todo o Estado a partir do atual contexto epidemiológico.

A proposta foi apresentada durante a Roda de Conversa Virtual Covid-19: Retraçando o Caminho no Ceará, realizada nesta terça-feira (23) pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, ressaltou as potencialidades do capital humano e das ferramentas tecnológicas e de inovação em saúde que o Ceará dispõe como forma de solidificar as ferramentas de rastreamento de contatos e controle da Covid-19.

>> Assista à transmissão completa

“Colocamos na mesa um problema que é a necessidade de um fortalecimento das ferramentas de vigilância epidemiológica, de rastreamento de contato, e essa necessidade se faz em caráter de urgência”, argumentou o gestor, chamando atenção para a celeridade dessas tomadas de decisões em função da própria pressão que o atual contexto vivenciado pelo Brasil impõe.

O Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, também validou a proposição da força de trabalho como alternativa de enfrentamento da doença nesse momento – a partir da união entre ciência, pesquisa e rotina de profissionais da saúde do Ceará. “Temos de provocar nossos recursos humanos e nos colocarmos a serviço desse debate. Temos motivação, disposição e recursos para sairmos daqui para um patamar diferente de ciência”, afirmou o gestor.

Elmo 2.0

Exemplificando a ação prática desses esforços, Tarcísio adiantou, durante a conversa, os trabalhos que estão sendo feitos naquilo que seria o projeto do Elmo Versão 2.0. Segundo o pesquisador, a ideia é inserir um sistema de inteligência artificial no capacete de respiração assistida que é utilizado para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda. “Iremos dotar o Elmo de sensores e reguladores onde ele possa se adaptar dinamicamente às necessidades e características do paciente”, disse, adiantando que o projeto está sendo acompanhado pela Funcap.

Roda de conversa

O coordenador da roda de conversa e Cientista-Chefe da Saúde, José Xavier Neto, comentou as propostas apresentadas durante o encontro, ressaltando o papel dessas visões. “Essa é uma iniciativa que se desenrola em vários ângulos e que vai ser uma estrela de muitas pontas para atingirmos o objetivo final, que é dotar o Estado de uma capacidade muito clara e efetiva de rastrear casos e contatos”.

Também participaram da roda de conversa virtual a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Magda Almeida; o diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará, Carlile Lavor; o pesquisador da Fiocruz Ceará, Odorico Monteiro; o cientista chefe de Dados do Ceará, José Soares de Andrade; e a coordenadora do Programa de Monitoramento e Rastreamento de Contatos de Casos Suspeitos Covid -19, Emanuela Feitosa.

Como encaminhamentos da reunião, o grupo se comprometeu a organizar uma próxima agenda para novos encontros. A ideia é que, a partir disso, o grupo de trabalho possa construir e apresentar um plano com base nas experiências apresentadas e partilhadas na webreunião.