Supesp vai expandir atividades de pesquisa e formulação de estratégias no combate ao crime e redução da violência no Ceará

24 de março de 2021 - 09:13 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), receberá mais de R$ 1,5 milhão em investimentos, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O Programa é coordenado pela Vice-Governadoria do Estado e terá à disposição mais de R$ 290 milhões para trabalhar na redução de crimes violentos e na prevenção da violência entre jovens e grupos vulneráveis. Com o recurso, a Supesp irá expandir atividades de pesquisa e formulação de estratégias no combate ao crime e redução da violência no Ceará.

O Governo do Ceará obteve a aprovação do crédito no último dia 12 de março, por intermédio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma das ações realizadas pelo projeto será o fortalecimento da Superintendência de Estratégia e Pesquisa em Segurança Pública (Supesp). Conforme Helano Nogueira, superintendente da Supesp, o investimento vai resultar na expansão de projetos já em andamento. “O setor desenvolve pesquisas e projetos estratégicos para o fortalecimento das políticas da Segurança Pública do Estado do Ceará. Com esses recursos poderemos acompanhar o desenvolvimento das políticas setoriais, em relação ao programa PReVio, e com isso, nós forneceremos diversos estudos e pesquisas para concretizar as metas previstas no programa.”

O PReVio conta com três eixos de enfrentamento e combate à violência: políticas de prevenção à violência, segurança pública qualificada e prevenção de reincidência infracional e proteção à pessoa. Em todos esses componentes, a Supesp tem participação, por meio da disponibilização de indicadores criminais, estudos socioeconômicos e territoriais, mapas socioeconômicos, além de compilar dados estatísticos que permitem traçar estratégias de policiamento por problema, em locais com índices mais elevados, além da prevenção, por meio de segurança pública baseada em evidência.

Os recursos serão utilizados para a aquisição de novos equipamentos, visando expandir as atividades de pesquisa e estudos desenvolvidos pela Supesp. Com isso, será possível implementar os indicadores e modelos criminais e avançar em estudos e estratégias de desenvolvimento de ações de combate ao crime. Ainda de acordo com Helano Nogueira, a Supesp tem atuação direta e de grande relevância na concretização das metas do programa PReVio. “Será uma grande parceria com a Vice-Governadoria e o BID”, reforça o superintendente.

A Supesp participou de reuniões com os integrantes do PReVio e apresentou como pode atuar no enfrentamento da violência. Agora, as equipes trabalham na montagem de indicadores e metas que deverão ser atingidas dentro do programa.
Os investimentos aplicados na Segurança Pública por meio desse programa serão voltados para a prevenção e investigação de crimes violentos, focando principalmente nas áreas mais vulneráveis. As ações irão fortalecer as estratégias de policiamento comunitário orientado, desenvolvimento de novos sistemas de informações, além de implementar a capacidade de análises criminais, de inteligência e de investigação policial.