Livro de 10 anos de fiscalização da Semace é lançado durante edição do “Diálogos Ambientais”

25 de março de 2021 - 17:07 # # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto

O evento reuniu as autoras da obra, autoridades e público em geral

“Não se trata apenas de um livro técnico, mas sim do resgate de uma história”, destacou a superintendente adjunta da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Virgínia Carvalho, se referindo ao livro Fiscalização Ambiental na Semace: 10 Anos de História, lançado durante o evento Diálogos Ambientais, nesta quarta-feira (24). O exemplar traz a trajetória de um dos importantes mecanismos na gestão ambiental que é a fiscalização ambiental e seu histórico de operação da autarquia, órgão ambiental estadual fiscalizador.

No encontro, as autoras do livro Nájila Cabral (arquiteta e urbanista) e Rovênia Maia (fiscal ambiental da Semace) abordaram sobre a metodologia e estratégias para a elaboração do material que em 171 páginas detalha tópicos como histórico, instrumentos, gestão, legislação estadual e federal, operacional, dentre outros assuntos pertinentes ao setor de fiscalização da superintendência. “Esse livro é vosso, foi para homenagear vocês, os servidores de ontem e de hoje. Foi nesse intuito que o escrevemos”, disse Nájila se dirigindo aos fiscais ambientais atuais e aos que exerceram a carreira no órgão no período descriminado no livro.

“A ideia de publicizar nossos atos e ações sempre esteve presente desde o início do setor de fiscalização. Priorizamos utilizar uma linguagem menos técnica, que atingisse não só pessoas da área ambiental, mas toda a sociedade em geral”, enfatizou Rovênia durante sua fala.

O livro celebra o Jubileu de Zinco (10 anos) do setor de fiscalização da Semace, no ano em que o órgão completa 33 anos de dedicação à execução de política ambiental no Estado do Ceará. Para a diretora de Fiscalização (Difis) da Semace, Carolina Braga, “a obra traz um registro muito importante da autarquia ao longo desses anos, com serviços diversos prestados à sociedade cearense, e que teve um setor (Difis) estruturado a partir de 2010. Isso está bem registrado no exemplar”, pontuou a gestora durante o evento. “Acredito muito na sucessão de experiências e que podem servir de inspiração para os que vêm depois”, observou ao se referir da colaboração da obra para experiências nos municípios cearenses.

A promotora de justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Ceará, Jacqueline Faustino, também enriqueceu o debate com sua expertise e reflexões diante das temáticas de meio ambiente e fiscalização ambiental no Estado. O professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Jaguaribe, Marcos Vieira, mediou os diálogos.

O evento ocorreu de forma remota, no canal do Youtube da Semace. A abertura também contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente (Sema) Artur Bruno, e do reitor do IFCE, Wally Menezes. Durante sua fala, Bruno parabenizou a iniciativa do livro, as autoras, destacando também a eficiência do trabalho dos fiscais ambientais e do setor como um todo. “É um momento inédito, especialmente porque institucionalizamos recentemente, através de um decreto do Governo do Estado do Ceará, o Sistema Estadual do Meio Ambiente que integra a Semace, Sema, Polícia Ambiental, em que o governador Camilo Santana duplicou seu efetivo, além de ter criado também a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente. Somos muito felizes por temos um governador que é um ambientalista, não sei de todos sabem, ele é agrônomo de formação, tem mestrado em Meio Ambiente e é um servidor de carreira do Ibama”, declarou o titular da Sema.

O projeto “Diálogos Ambientais” é uma parceria da Semace com o IFCE Campus Jaguaribe, por meio do Núcleo Audiovisual Jaguaribe-NAJA.

A íntegra do debate de ontem pode ser assistida clicando aqui.

Os participantes do encontro que realizaram cadastro receberão declaração de participação.

Confira aqui o arquivo do livro Fiscalização Ambiental na Semace: 10 Anos de História.