Íris promove evento em cooperação com laboratórios de inovação para debater a experiência do usuário na transformação digital de serviços públicos

26 de março de 2021 - 11:28 # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

Na próxima quarta-feira (31), às 10h30, o Íris | Laboratório de Inovação do Governo do Ceará realizará o evento on-line “Laboratórios de Inovação na Transformação Digital: a experiência dos cidadãos com os serviços públicos digitais”. As inscrições são gratuitas e acontecem através do link.

O trabalho dos laboratórios de inovação na transformação digital, a importância da experiência do usuário e os resultados da pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil estão entre os temas que serão abordados no evento. O debate terá a participação de Thiago Ávila, coordenador do Governos Abertos, e de Guilherme Almeida, líder de projetos e cofundador do GNova – Laboratório de Inovação em Governo.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, fará a mediação do debate. Ela destaca que o evento vai evidenciar a atuação dos laboratórios de inovação pública, iniciativas que trabalham com a adoção de novas práticas e abordagens para explorar e entender problemas, a partir de experiências dos cidadãos. “É ao considerar as vivências das pessoas, gerar e validar hipóteses, testar, prototipar e, assim, escalar os serviços, que desenvolvemos expertises para aplicar a melhoria contínua nos projetos”, reforça.

O encontro terá, ainda, a participação de Luana Bayestorff, do Nidus – Laboratório de Inovação de Santa Catarina; Ana Flávia Morais, do LAB.mg – Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais; Nara Caliman, do LAB.ges – Laboratório de Inovação na Gestão do Espírito Santo; Hugo Medeiros, da Usina Pernambucana de Inovação; Vitor Fazio, do (011).lab – Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo; Enzo Tessarolo, do LabNit – Laboratório de Inovação da Prefeitura de Niterói.

Satisfação dos cidadãos com os serviços digitais

A pesquisa “Transformação digital dos governos brasileiros: satisfação cidadã dos usuários de serviços digitais nos Estados e Distrito Federal”, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aponta que há diferença de satisfação entre os serviços digitais do setor privado em relação aos serviços do setor público.

Conforme avaliação dos 13.250 entrevistados, o nível de satisfação em serviços digitais do setor público varia entre 53% e 55%, dependendo da esfera do governo, sendo 53% na estadual. Já a experiência com os serviços oferecidos pela iniciativa privada tem 85% de satisfação. Conforme evidencia a pesquisa, esse dado marca a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público, ponto de debate do encontro.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

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