Ceará ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas na campanha de vacinação contra a Covid-19

31 de março de 2021 - 17:13 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil
Tatiana Fortes Foto


O Ceará bateu nesta quarta-feira (31) a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas na população. O acumulado de 1.041.224 aplicações contabiliza como 817.598 primeira dose e outras 223.626 de segunda dose. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os imunizantes foram aplicados dentro das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), contemplando idosos a partir de 75 anos, profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia e idosos com idade inferior a 75 anos, em ordem decrescente.

O governador Camilo Santana destacou que alcançar essa marca representa o compromisso de proteger os cearenses da doença causada pelo coronavírus. “Não temos medido esforços para dar ainda mais rapidez ao processo de imunização em todo o estado. Montamos uma logística de distribuição imediata das vacinas, assim que os lotes chegam ao Ceará, com o uso de aviões, helicópteros e apoio terrestre. Esse esforço, somado ao trabalho incansável dos profissionais de saúde em todos os municípios, tem colocado o nosso estado entre os que mais aplicaram as vacinas recebidas, segundo levantamento nacional. Tenho lutado para a aquisição de mais vacinas para o Ceará, tanto vindas do Governo Federal, quanto pela compra direta, como a que fizemos de 5,87 milhões de doses da Sputinik V. Não vou descansar até que todos os cearenses estejam vacinados”, citou.

As primeiras doses de vacinas chegaram ao Ceará em 18 de janeiro de 2021 e, até o momento, o Estado contabiliza 1.333.350 doses recebidas por meio do PNI, coordenado pelo Ministério da Saúde, que é responsável pela compra e envio de imunizantes contra a Covid-19 aos estados brasileiros. A expectativa é que uma nova remessa de vacinas seja recebida esta semana. Os dados de transparência sobre a aplicação do imunizante são atualizados diariamente e disponibilizados à população pelo Vacinômetro.

Cadastro Estadual de Vacinação

Para dar continuidade à criação de mais estratégias eficazes de imunização, o Governo do Ceará também desenvolve, por meio da Sesa, o Cadastro Estadual de Vacinação, iniciativa que tem o objetivo de consolidar o censo de cearenses para imunização contra a Covid-19. O cadastro foi prorrogado até 11 de abril e pode ser realizado na plataforma Saúde Digital e no Ceará App por pessoas a partir de 18 anos. Porém, o plano de vacinação segue as recomendações de imunizar inicialmente os quatro primeiros grupos prioritários especificados no PNI.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou o esforço para conseguir que mais doses de vacina venham ao Ceará e comemorou a marca de um milhão de doses aplicadas.

A secretária executiva de Regulação e Saúde da Secretaria da Saúde, Magda Almeida, é significativa a quantidade de cearenses vacinados.