Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) tem novo presidente

31 de março de 2021 - 15:08 # # # # # # #

Ascom IDT - Texto e Foto

Com ampla trajetória de gestão pública no âmbito dos poderes executivo e legislativo, onde ocupou cargos de assessoramento e direção com funções de gestão estratégica e articulação institucional, Vladyson Viana foi eleito como novo presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Ele assumirá a pasta no lugar de Gilvan Mendes, que presidia o Instituto desde 2013.

Na ocasião, Vladyson enalteceu o trabalho desenvolvido por Gilvan Mendes, à frente do IDT, destacando a importância das ações implementadas ao longo de quase oito anos de gestão e destacou a importância de avançar ainda mais nas ferramentas tecnológicas implantadas. “Além da dor e de muitas perdas, a pandemia causada pelo coronavírus nos trouxe muitos aprendizados. A realidade imposta impulsionou a necessidade de nos adaptar e serviu como um catalisador, principalmente dos processos relacionados à tecnologia, como a educação remota e a virtualização dos serviços. É um legado e um aprendizado que não tem volta”, analisa Viana.

Sobre os desafios, o novo presidente assegura a necessidade de se preparar para o período após a imunização da população. “Neste momento, teremos que vencer outra pandemia, bem mais antiga e global, que é a pandemia da miséria e da desigualdade, que traz sintomas muito fortes: a fome, a violência e a injustiça. Para enfrentá-la precisaremos exercitar outro aprendizado, o da cooperação, onde cada um faz a sua parte em prol de uma conquista maior. Não poderemos vencê-la sem a cooperação e complementariedade de todos os segmentos. Precisamos enfrentá-la com políticas de recuperação econômica, educação e promoção de trabalho. Para esta promoção, o IDT, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e a sociedade civil, tem um papel fundamental”, complementa.

Vladyson Viana acumula experiência em políticas públicas voltadas para a juventude, tendo trabalhado também como gestor de projetos no Gabinete do Governador do Estado do Ceará, em 2007, no monitoramento de ações prioritárias das Coordenadorias Especiais de Direitos Humanos, Igualdade Racial, LGBT e Mulheres.

Como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano, Vladyson atuou junto ao IDT no desenvolvimento do programa em todo o estado, em parceria com a Secretaria de Educação.

Com passagem pela administração pública federal, ocupou a função de Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa no Ministério da Saúde, contribuindo com a criação do cartão SUS e a implantação dos programas Mais Médicos, UPAs, SOS Emergência e Farmácia Popular. Ainda em Brasília, também foi diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), onde promoveu mais de 2 mil ações de auditoria em todos estados brasileiros e cooperação com os governos de Portugal e Reino Unido para o desenvolvimento do controle interno no SUS.