Curso para controle de arboviroses oferta 300 vagas para Agentes de Combate a Endemias

1 de abril de 2021 - 11:32 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

Estão abertas as inscrições para mais uma turma do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. São 300 vagas exclusivamente para profissionais que atuam como Agente de Combate a Endemias (ACE) no Ceará. A formação é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Os interessados podem se inscrever online até que as vagas sejam completamente preenchidas. De acordo com a coordenação do curso, a turma está prevista para iniciar as atividades de forma totalmente digital a partir de 15 de abril de 2021. Todos os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma da ESP Virtual (https://espvirtual.esp.ce.gov.br/)

Com duração de quatro semanas, o curso tem carga horária de 40 horas e busca desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades dos agentes para identificação e enfrentamento do vetor da dengue, chikungunya e do zika vírus. Além disso, os alunos também serão multiplicadores de informações e orientações aos cidadãos durante o trabalho de campo e visitas domiciliares.

O principal eixo pedagógico do curso são os processos de trabalho da vigilância e controle de arboviroses, a formação crítico reflexiva e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para execução de ações inerentes à saúde coletiva.

A formação

Lançado em 2018, o Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses já capacitou mais de 1.400 profissionais da área em todo o estado cearense. A formação é desenvolvida pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Saúde/Núcleo de Vetores da Sesa e pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e ao Zika.

Serviço

Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses
Quando: a partir de 15 de abril
Vagas: 300
Link para inscrição.