Detran-CE realiza solenidade virtual de formatura para agentes de trânsito de municípios

1 de abril de 2021 - 11:33 # # # # # #

Irailton Menezes - Ascom Detran-CE - Texto e Foto

Ao todo, 44 servidores foram capacitados através do Sistema de Ensino à distância (EAD)

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nessa quarta-feira (31), a solenidade de conclusão do curso de formação de agentes dos Departamentos Municipais de Trânsito (Demutrans). A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do Detran-CE.

Ao todo, 44 agentes de seis municípios (Fortaleza, Paracuru, Itaitinga, Orós, Aiuaba e Limoeiro do Norte) concluíram o curso, que ocorreu inicialmente de forma presencial e, em seguida, por meio do Sistema de Ensino a Distância (EAD) até a sua conclusão.

Durante a capacitação, que teve duração de 200 horas, foram abordadas todas as disciplinas inerentes ao agente de trânsito, desde legislação, psicologia, linguística, comunicação, aspectos legais do direito penal e administrativo, além da engenharia de trânsito e o papel do educador no trânsito.

O superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino, abriu a solenidade e considerou a formação dos agentes como fundamental para a garantia da boa prestação do serviço público à população.

“O investimento na área da educação para o trânsito deve ser constante, assim como a qualificação destes agentes, que foram preparados para proteger, servir, cumprir e fazer cumprir as normas de trânsito em nosso Estado. Esta atividade de fiscalização, exercida por estes profissionais, virá a somar na garantia de um trânsito seguro e consciente em seus municípios. A educação no trânsito é a principal ferramenta para prevenir e combater acidentes. É isso que estamos levando, de fato, para a população”, afirmou o superintendente do Detran-CE.

Para o diretor da Escola de Trânsito do Detran-CE, Ubiratan Teixeira, “o curso é o primeiro contato dos agentes com a legislação, regramentos, vivência na rua e princípios que trarão aspectos essenciais para a ambiência de trânsito, além da possibilidade destes municípios se integrarem ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), garantindo um agente de trânsito capacitado, preparado e ordeiro“.

Também participaram da solenidade o prefeito de Itaitinga, Paulo César Feitosa; o prefeito de Aiuaba, Ramilson Moraes; o secretário da segurança de Itaitinga, Deladier Feitosa; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), Luís Pimentel; e o superintendente adjunto da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Disraeli Brasil.