Laboratórios de inovação debatem transformação digital no setor público e Lei do Governo Digital em evento realizado pelo Íris

1 de abril de 2021 - 10:58 # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto

Inovação no setor público, transformação digital, laboratórios de inovação e pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil estão entre os temas debatidos, na última quarta-feira (31/3), durante o evento on-line “Laboratórios de Inovação na Transformação Digital: a experiência dos cidadãos com os serviços públicos digitais”. O encontro foi realizado pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

Para iniciar o debate, Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris e mediadora do evento, apresentou dados da pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Metade dos brasileiros entrevistados na pesquisa não estão satisfeitos com os serviços públicos digitais. Embora 85% dos entrevistados tenham alegado estar adaptados ao mundo digital”.

Thiago Ávila, coordenador do portal Governos Abertos, comenta a importância desses dados para compreender o cenário de transformação digital no Brasil. “Era necessário escutar o cidadão. Afinal, um governo digital deve ser um governo voltado para as pessoas e, para isso, precisamos entender os beneficiários dos serviços digitais”.

A Lei do Governo Digital, sancionada na última terça-feira (30/3), foi outro ponto em destaque no encontro. Essa lei apresenta o papel dos laboratórios de inovação na administração pública. Conforme destaca Guilherme de Almeida, líder de projetos e cofundador do GNova – Laboratório de Inovação em Governo, os laboratórios “são espaços de experimentação, aprendizado, tentativa e erro para descobrir o que dá certo. São, sobretudo, espaços de empatia, de ouvir, de entender, de perceber e de mergulhar na realidade da vida das pessoas”, destaca.

Durante o encontro, laboratórios de inovação do setor público trocaram experiências, aprendizados e resultados de seus trabalhos. Ana Flavia Morais, do LAB.mg – Laboratório de Inovação em Governo de Minas Gerais, ressaltou o Minas Atende, programa que busca aprimorar os serviços públicos do estado com foco no cidadão. “O laboratório tem a função de trazer o foco para o usuário, a partir da colaboração, da experimentação e da participação cidadã para a transformação digital”, relata.

Luana Bayestorff, do Nidus – Laboratório de Inovação de Santa Catarina; Nara Caliman, do LAB.ges – Laboratório de Inovação na Gestão do Espírito Santo; Hugo Medeiros, da Usina Pernambucana de Inovação; Vitor Fazio, do (011).lab – Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo; e Enzo Tessarolo, do LabNit – Laboratório de Inovação da Prefeitura de Niterói, também participaram do encontro.

Saiba mais:

O evento completo está disponível pelo canal do Íris no Youtube: https://youtu.be/rPc5kbuGuo8