Hub de Hidrogênio Verde do Ceará é tema de reunião com Ministério das Minas e Energia

8 de abril de 2021 - 10:38 # # # # #

Ascom Sedet - Texto

Na manhã dessa quarta-feira (07), a secretária executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Roseane Medeiros, apresentou detalhes das políticas em desenvolvimento para a consolidação do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará para representantes do Ministério das Minas e Energia (MME).

O encontro virtual foi uma solicitação do Governo Federal que demonstrou interesse em tornar o hidrogênio verde como um dos principais vetores de energia no País. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético, Carlos Alexandre, afirmou que o MME estabeleceu parcerias importantes com os governos da Alemanha e dos Estados Unidos, vem desenhando uma parceria com a Dinamarca e está em negociação com Chile e Argentina.

Roseane Medeiros apresentou o projeto de Hidrogênio Verde no Ceará, ressaltando o apoio do secretário da Sedet, Maia Júnior, e da Fiec, por meio do consultor da Federação e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará, Jurandir Picanço, presente na reunião. Ela destacou a importância do Grupo de Trabalho instituído por Decreto que tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas e a configuração do HUB de Hidrogênio Verde do Estado do Ceará.

A secretária informou ainda sobre a assinatura de um memorando de entendimentos com uma empresa Australiana Enegix, chamada de Base 1, cujo investimento será de US$ 5,4 bilhões. Roseane ressaltou que o hidrogênio verde é demandado por países que participam do Acordo de Paris e que têm projetos voltados para energia limpa. “O Governo do Ceará está conversando com outros investidores, tendo como vantagens o Complexo do Pecém, a proximidade e a parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda.

Também participaram da reunião o secretário executivo da Seinfra, Adão Linhares, Paulo César Domingues, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Marcello Cabral, secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, André Osório, diretor do Departamento de Informações Energéticas do MME, Agnes da Costa, chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do MME, além de demais técnicos da Sedet.