Ligações falsas para o Samu, além de crime, prejudicam assistência a pacientes graves

8 de abril de 2021 - 15:47 # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto

O Samu 192 Ceará recebe inúmeros chamados de urgência por dia. Com a pandemia de Covid-19, os atendimentos aumentaram. Muitas vezes, porém, as ligações são falsas. “Infelizmente essa situação ainda nos acompanha. Se antes era um problema, agora está potencializado devido à situação crítica que estamos passando. A saúde se encontra em uma situação delicada, onde qualquer recurso de saúde é de extrema importância”, afirma Marco Arantes, diretor técnico do Samu.

Muitas das ligações são feitas por crianças. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos e expliquem aos pequenos os danos que trotes podem acarretar. “Muitas vezes, é possível identificar nas chamadas risadas ou até mesmo inconsistência na forma que os dados são passados”, explica.

Arantes continua: “Faço aqui um apelo para que os pais prestem atenção nas suas crianças, esse tipo de ocorrência precisa ser corrigida de imediato”. Ele ressalta que as chamadas falsas prejudicam o trabalho do Samu, fazendo com que equipes se desloquem até o local da possível ocorrência em vez de atender a um paciente realmente grave.

Adultos e jovens, continua o diretor técnico, também praticam a ação criminosa. “É realmente lamentável. Muitas ligações são recebidas na Central de Regulação com tratamentos hostis e ríspidos com os atendentes, apenas para ser jocoso”. Uma forma de apoiar o Samu e outras instituições que prestam serviço via chamada telefônica é não passar trotes, “não brincar com um serviço tão sério”, orienta.