Centro de Especialidades Pediátricas ampliará atendimento a crianças e adolescentes cearenses

9 de abril de 2021 - 09:10 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa -Texto
Francisco Oliveira - Ascom Sesa - Arte gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforçará a assistência pediátrica no Estado com ampliação do Centro de Saúde do Meireles. A unidade será um Centro de Especialidades Pediátricas. O prédio passará por reformas neste ano e, com a conclusão das obras, vai melhorar o atendimento de média e alta complexidade para crianças e adolescentes cearenses. Durante as obras, os pacientes serão remanejados.

Nos serviços do Centro, equipes multiprofissionais atuarão em ambulatórios voltados para pediatria em geral e em áreas especializadas, como Neurologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Pneumologia, Alergologia, Nefrologia, Ginecologia, Dermatologia e Otorrinolaringologia.

O Centro de Especialidades Pediátricas realizará, ainda, exames laboratoriais e de imagens, bem como atendimentos em áreas profissionais não médicas, como Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. O espaço terá capacidade para mais de dez mil consultas mensais após início do funcionamento.

“A unidade será também um centro de formação para Residências Médica e Multiprofissional voltadas para a Pediatria. As atividades terão interlocução com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) para as atividades de ensino e pesquisa”, explica Aldo Melo, assessor técnico da secretaria executiva de Assistência à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa.

“O Programa de Modernização da Saúde contempla a criação de centros de referência em todas as regiões do Ceará e, assim, também temos ações e projetos na Capital. Criar um espaço com acolhimento de excelência em várias especialidades voltado para crianças e adolescentes, onde também teremos centro de formação para médicos residentes, somente comprova o novo momento da Saúde no Estado, cada vez mais humanizada e direcionada para o aperfeiçoamento no amplo atendimento à população”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O acesso ao serviço assistencial será mediante agendamento pela Central de Regulação Estadual.

Serviço

Endereço: Av. Antônio Justa, 3113 – Meireles, Fortaleza