Centro de Referência sobre Drogas realiza atendimento remoto

9 de abril de 2021 - 11:02 # # #

Ascom SPS

Com o agravamento da pandemia e consequente ampliação das medidas de distanciamento social, o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) iniciou, nesta semana, atendimento remoto às pessoas com problemas relacionados ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Os serviços são ofertados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

Os atendimentos poder ser feitos por profissionais do Serviço Social, Enfermagem, Redutor de Danos, Nutrição e Psicologia. Além dos problemas ligados diretamente ao uso de drogas, a equipe está atenta a casos de violações de direitos. O atendimento com a equipe multiprofissional pode ser solicitado pelo WhatsApp (085) 98880-0317, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira ou através de formulário on-line, por meio deste link.

“Usuários de drogas e população em situação de rua estão sendo muito afetados com os efeitos da pandemia. Precisamos estar cada vez mais próximos, para ajudá-los a amenizar o consumo de álcool e de outras drogas, e os quadros de depressão e as situações de violência em que possam ser vítimas”, destaca a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.

A secretária executiva explica que as pessoas podem ser encaminhadas aos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Sine-IDTe demais órgãos da rede de assistência municipal e estadual.

O atendimento remoto, através do whatsapp, chat e o formulário on-line, neste período de pandemia, reforçam os serviços realizados pela Unidade Móvel, nas ruas e praças de Fortaleza.