Doses de esperança: Ciopaer transporta o 13° lote de vacinas contra a Covid-19 para cidades do Ceará

9 de abril de 2021 - 17:20 # # # # # # #

Aline Freires - Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Logo nas primeiras horas desta sexta-feira (9), três aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) cruzaram os céus cearenses com o objetivo de transportar o 13° lote de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 170.450 doses dos imunizantes chegaram a Fortaleza na tarde dessa quinta-feira (8) e, como vem sendo feito desde a chegada da primeira remessa, o Governo do Ceará preparou a logística de distribuição das vacinas em todo o Estado, no intuito que todos os municípios recebam doses em até 24 horas.

Uma das aeronaves empregadas foi a Fênix 05, pilotada pelo tenente coronel Luís Carlos e pelo major Túlio Burlamaqui, ambos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, mas lotados na Ciopaer. O helicóptero percorreu três cidades pertencentes à Região Norte: Acaraú, Camocim e Sobral. Em cada local que a aeronave pousava com as doses de esperança de dias melhores, os olhares curiosos da população eram imediatamente atraídos.

O tenente coronel Luís Carlos, que tem participado das distribuições desde o dia 18 de janeiro quando o primeiro lote desembarcou em terras cearenses, comenta sobre a sensação de integrar as equipes envolvidas no transporte dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS).“É uma missão nobre, então a gente fica muito feliz por participar dessa distribuição. Toda a Ciopaer, com todo o seu aparato, está disponível desde o início para realizar esse transporte. Então é uma alegria levarmos mais esse alívio a população. É uma sensação extraordinária que não sei nem como descrever”, pontua.

Ele aproveita para deixar uma mensagem para todos os cearenses que se encontram em isolamento rígido. “Primeiro dizer que tudo vai dar certo. Vamos permanecer no isolamento social, pois ele traz resultados muito positivos. A população precisa fazer a sua parte, porque estamos aqui fazendo a nossa, levando as vacinas para os mais diversos locais do nosso Estado. Então vamos acreditar, pois o Governo do Ceará está empenhado e nós seguiremos aqui com a nossa missão”, destacou o tenente coronel.

Além da Fênix 05, as Fênix 08 e 09 da Ciopaer também foram empregadas nas distribuições das vacinas nas cidades de Aracati, Limoeiro do Norte, Quixadá, Russas, Brejo Santo e Juazeiro do Norte.

Balanço

Esta foi a 13ª remessa que veio pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, para a população cearense receber vacinas contra o Coronavírus. Ao todo, são 170.450 doses, sendo 91.250 do imunizante desenvolvido por Oxford/AstraZeneca e 79.200 da Coronavac/Sinovac. Com ela, o Ceará soma 1.875.550 doses recebidas.