Vacinação contra a Covid-19 em profissionais da segurança, salvamento e forças armadas
10 de abril de 2021 - 12:59 #imunização #prevenção #profissionais de segurança #Sesa #vacinação
Ascom Sesa
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que, conforme a Nota Técnica (nº 297/2021), o Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde estabeleceu como grupos prioritários de vacinação contra Covid-19, em função da exposição, os trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, na seguinte ordem de prioridade:
• Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
• Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimentos pré-hospitalar;
• Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra Covid-19;
• Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, como barreiras sanitárias e fiscalização de estabelecimentos.
A Sesa recebeu, nas duas últimas remessas, em 1º e 8 de abril, respectivamente, o quantitativo referente a 3.248 doses de vacinas contra a Covid-19, o que representa 12% da estimativa populacional deste grupo.
No dia 9 de abril, a pasta distribuiu quantitativo de 3.890 doses da vacina CoronaVac para 177 municípios, de acordo com o levantamento dos cadastros no site do Saúde Digital.
A meta é cadastrar 20.822 profissionais da segurança, de salvamento e das forças armadas.
O cadastro de vacinação do Saúde Digital foi realizado para distribuir proporcionalmente as doses de acordo com a proporção de endereços entre os municípios.
Cada município tem acesso à lista nominal dos profissionais no Saúde Digital. Junto às corporações, os municípios devem ser os responsáveis pela priorização e aplicação do imunizante.
Ouça
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, reforçou a importância do início da imunização de homens e mulheres que integram as forças de segurança pública.