Programa Ampliares qualifica atendimento em saúde nas cinco regiões do Ceará

12 de abril de 2021 - 13:14 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto e Foto
Fabio dos Santos - Arte Gráfica

Mais de 160 residentes em saúde devem ser capacitados no Estado até o fim deste ano

Dando continuidade à proposta de qualificação da força de trabalho da saúde no interior cearense, o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde segue com a meta de capacitar 164 residentes em saúde no Estado até o fim de 2021. Em seu primeiro mês de execução, em março deste ano, a iniciativa já alcança cobertura em quatro das cinco regiões de Saúde do Ceará. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

De acordo com Olivia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, a ideia é que o Ampliares fortaleça ainda mais o serviço nas regiões cearenses por meio da força de trabalho qualificada. “Até 2020, essas vagas eram concentradas em Fortaleza, sobretudo aquelas ligadas à residência médica. E hoje temos residentes formados pela ESP/CE em todas as regiões de saúde do Ceará”, analisa.

A proposta objetiva fortalecer a rede de atenção, de acordo com as necessidades regionais, por meio da qualificação da formação de profissionais residentes. A expectativa é de que até 2023 sejam capacitados, somente no campo da Residência Médica, cerca de 140 médicos que atuarão diretamente nas unidades de saúde do Interior. Ao todo, estão sendo ofertadas, nesta primeira fase, 80 vagas para médicos nas regiões Norte, Cariri, Sertão Central, Fortaleza e Itapipoca.

Enquanto programa de residência médica, o Ampliares funciona como um treinamento em serviço. A iniciativa engloba especialidades como Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade (MFC), Psiquiatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina Intensiva e Cardiologia. Boa parte das atividades práticas são desenvolvidas no próprio serviço. Os residentes são acompanhados por um grupo de supervisores e preceptores também orientados pela ESP/CE.

Além desse acompanhamento constante das ações realizadas no programa, Olivia Bessa destaca a proposta de criação das Coordenações de Residência Médica nessas regiões, a partir do apoio dado pela Escola. Ainda de acordo com a gestora, a ideia é que esse trabalho seja igualmente reforçado pelos supervisores e preceptores da iniciativa, cujo trabalho será o de organizar todo o processo educacional junto a esses residentes. “Estamos com um acompanhamento de porte, monitorando todo o processo e dando ajuda para que o início de residência nesses locais se dê da melhor forma possível”, afirma.

Residência Multiprofissional

Considerando a experiência com a Residência Multiprofissional (Resmulti) em Saúde, um total de 75 matrículas já foram realizadas do quantitativo de 84 vagas ofertadas neste primeiro ano do programa. A Resmulti engloba dez profissões da Saúde (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), que podem atuar em três especialidades: Cancerologia, Neurologia e Saúde da Família.

Os profissionais estão listados para atuar em Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral e em outros 20 municípios cearenses (Saúde Comunitária). “A ideia é que este ano seja de consolidação dessas residências para que, em 2022, possamos ampliar as vagas dessas áreas, inclusive estendendo a outras áreas de formação nesses espaços de prática”, projeta Olivia.

Os próximos passos do programa Ampliares, adianta a diretora, incluem, entre outras ações, a continuidade do plano de fortalecimento das Regiões de Saúde do Ceará, tanto a partir da implantação de novas coordenações de residência nas unidades dessas localidades, quanto da ampliação de vagas no Cariri, Sertão Central e na Região Norte.