Como economizar na conta de água com a reutilização da água pluvial

13 de abril de 2021 - 10:56 # # # # #

Ascom Cagece

Aproveitando o período de chuvas no estado, que vai de fevereiro a maio, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), tem algumas dicas de como reaproveitar a água da chuva para atividades domésticas ou para uso em estabelecimentos comerciais. A reutilização da água pode servir como uma alternativa sustentável para economizar na conta mensal.

Como a situação no Ceará ainda é de escassez hídrica, é importante manter bons hábitos, que também podem refletir em redução nas contas. Uma medida é o uso de sistemas específicos, como a instalação de cisternas e calhas para captação e filtração da água ou mesmo a captação da água com baldes e tonéis em locais abertos. O reaproveitamento também pode ser vantajoso para comércios. Estabelecimentos que usam água diretamente para o serviço ou outros que precisam do líquido para lavagem e irrigação podem se beneficiar com o reuso.

Mas é preciso se atentar para a finalidade de uso da água obtida, uma vez que para consumo humano é preciso tratamento. De acordo com Ronner Gondim, superintendente de sustentabilidade da Cagece, “Quando você aproveita água de chuva para irrigação ou outro fim menos nobre, que não precisa de uma qualidade muito alta, geralmente não precisa de um tratamento. Mas para água potável é preciso um processo que a deixe em condições de consumo humano”.

Desde 2019, a Cagece tem adotado e estudado medidas para reutilização da água, tanto do reuso da água do esgoto, como acontece na Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto da companhia, como o reuso industrial, em grandes polos do estado, como no Pecém e em Pacajus Horizonte.

Saiba onde utilizar a água reaproveitada das chuvas:

– Lavagem de carros
– Limpeza de pisos ou quintais;
– Irrigação de plantas;
– Lavagem de roupas;
– Descarga de vasos sanitários;
– Sistemas de resfriamento.