PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará promove Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará

13 de abril de 2021 - 10:53 # # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama

O Governo do Ceará promove, nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, por meio de plataforma virtual, o Seminário Intersetorial do Programa Mais Infância Ceará. No comando do governador Camilo Santana e da primeira-dama Onélia Santana, o evento tem o objetivo de fortalecer a intersetorialidade nos âmbitos municipal e estadual para ampliar o cuidado integral e integrado das crianças cearenses e suas famílias.

A vice-governadora Izolda Cela e os titulares das Secretarias da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Saúde e Educação participarão do seminário, que vai analisar as políticas públicas prioritárias para a infância no Ceará com prefeito(a)s, primeiras-damas, secretário(a)s municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, deputados estaduais e federais, vereadores municipais.

“Envolver a gestão na execução de ações voltadas para infância é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças. Com o Programa Mais Infância Ceará, vemos o resultado exitoso que conquistamos desde sua criação, em 2015. Acredito nessa fórmula de trabalho e, por isso, estamos compartilhando essa metodologia com o seminário”, enfatiza a idealizadora do Programa, Onélia Santana.

A palestra magna “Impacto dos investimentos em políticas públicas na infância” será proferida pelo professor de Economia da Universidade de Rice (EUA) e PhD pela Universidade de Chicago, Flávio Cunha. Ações do Estado como o Cartão Mais Infância e o Programa Cuidar Melhor serão abordados, além de debates sobre os desafios da primeira infância pós-pandemia, saúde mental, orçamento e financiamento nas políticas públicas e educação infantil. E ainda o Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

Sobre o Programa

Criado em agosto de 2015, defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, está estruturado em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Em janeiro deste ano, foi sancionada a lei que atualizou e consolidou a iniciativa como política pública de Estado. O novo documento substituiu o que estava vigente desde março de 2019, quando instituía o Programa como uma lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do desenvolvimento infantil

Transmissão:

Data: 14 de abril (quarta-feira)

Horário: 9h

O encontro terá transmissão pelo canal do Governo do Ceará no Youtube, a partir das 9h