Governo do Ceará garante a ascensão funcional de 6 mil profissionais de saúde do Estado

15 de abril de 2021 - 16:40 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Tatiana Fortes - Fotos

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou em uma transmissão ao vivo na tarde desta quinta-feira (15), a ascensão funcional de 6 mil profissionais de saúde do Estado, aumentando a remuneração daqueles que atuam na linha de frente da pandemia. Seis mil servidores serão beneficiados e já receberão o aumento na folha no próximo pagamento. Ao seu lado estava o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e outros sete profissionais das mais diferentes áreas da saúde, que representam todos os beneficiados.

“Estamos aqui para anunciar algo importante, de valorização e reconhecimento de todos aqueles que se dedicam a salvar vidas e a acolher os cearenses, 24 horas por dia, sete dias por semana. Seis mil servidores estão sendo beneficiados, de uma dívida que o Estado tinha, que é a ascensão funcional. Após muitas negociações, lideradas pelo Dr. Cabeto, já que estávamos com 11 anos de ascensão a serem resolvidas pelo Estado, nós encaminhamos uma portaria para a Assembleia, que foi aprovada, que seria autorizada a iniciar em 2022, mas nós antecipamos esse aumento, que já está autorizado a acontecer de forma imediata”, apontou Camilo.

Profissionais não médicos de cooperativas que atuam na linha de frente no combate à pandemia também terão valores reajustados. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas serão contemplados. Quanto às categorias médicas, foram celebrados contratos Covid com adicional de risco para os profissionais que atuam em contato contínuo com os pacientes.

“O governador sabe da importância da saúde, por isso vem esse reconhecimento aos nossos profissionais, verdadeiros heróis durante a pandemia, que estão dando a vida numa situação tão desafiadora como essa, onde todos estão exaustos, e têm de conviver com perdas todos os dias. Mas estamos trabalhando de cabeça erguida, e com a convicção de que estamos assumindo um papel de liderança para unir a sociedade. Hoje estamos dando equidade de pagamento aos profissionais, a desprecarizar o trabalho na saúde, organizando as gratificações por mérito e nivelando os salários, e, como o senhor (governador) disse, pagando a dívida com todos os profissionais de saúde do Ceará”, finalizou o Dr. Cabeto.

Ascensão

Como forma de reconhecimento do trabalho dos servidores de saúde no atual cenário de calamidade pública em função da pandemia, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), antecipa as promoções do interstício de 2019 a 2020 de forma imediata. O pagamento estava programado anteriormente para abril de 2022. A medida representará um acréscimo no orçamento em 2021 de R$ 2,62 milhões mensais.

Das ascensões previstas em lei, aprovada em 2020, já foram implantadas as referentes ao interstício de 2011 a 2014 em folha de pagamento em abril de 2020. A partir de abril de 2021, ocorre a implantação em folha das promoções relativas ao intervalo de 2015 a 2018. O impacto previsto será de R$32,10 milhões em todo o ano.

 

Ouça

Seis mil servidores serão beneficiados e já receberão o aumento na folha no próximo pagamento. Ao seu lado estava o secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e outros sete profissionais das mais diferentes áreas da saúde, que representam todos os beneficiado, como destacou o governador Camilo Santana.

Para o secretário da Saúde, Doutor Cabeto, a ascensão dos servidores neste momento representa o reconhecimento ao trabalho desempenhado por eles para combater a pandemia.