“Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade” é destaque na programação da BECE

16 de abril de 2021 - 17:25 # # # # #

Ascom Secult

As atividades acontecem no Youtube da Biblioteca Pública Estadual do Ceará

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza entre os dias 19 e 23 de abril o “Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade”. Com mesas temáticas, sempre das 10h às 12h, o seminário promoverá a convergência de ideias e debates entre profissionais ligados ao campo do livro, leitura, literatura e bibliotecas. O seminário, que faz parte da programação online prévia à reabertura oficial da Biblioteca, acontecerá no Youtube da BECE.

“Com nomes locais e nacionais, a atividade  proporcionará um espaço de ideias, reflexão e debate sobre a realidade das bibliotecas brasileiras em tempos de pandemia, literatura e representatividade indigena, literatura infantil e ancestralidade afro-brasileira, dentre outros tema”, destaca Suzete Nunes, gestora executiva da Biblioteca.

O seminário é a primeira atividade do Núcleo de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Biblioteca Pública Estadual do Ceará. Coordenado por Rodrigo Alves, doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o núcleo promoverá a política de preservação, promoção e difusão do acervo da biblioteca, tendo foco na produção de conhecimento por meio de seminários, estudos e publicações e atuando de forma articulada com outras ações de valorização da prática da leitura e suas mediações com os demais setores da biblioteca.

A abertura do seminário conta com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; da diretora da Biblioteca, Enide Vidal; da gestora executiva da Biblioteca, Suzete Nunes e da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor.

Confira a programação:

Dia 19/04  – O papel social das bibliotecas: travessias possíveis em tempos de crises

Convidados: Elisa Machado (SP), bibliotecária e professora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Aline do Nascimento (MA), bibliotecária e diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (MA) e Cristina Castro (CE), educadora popular em Saúde pela Fiocruz e vice coordenadora da Biblioteca Comunitária Papoco de Ideias.

Mediação: Talles Azigon (CE), poeta e contador de histórias, criador da Biblioteca Comunitária Livro Livre Curió.

Dia 20/04 – Acessibilidade em bibliotecas no contexto de pandemia: como atuar de forma inclusiva e democrática?

Convidados: Angelita Garcia (SP), bibliotecária, Fundação Dorina Nowill; Clemilda Santos (CE), bibliotecária da Universidade Federal do Ceará – UFC e Andrea Barros (CE), pedagoga, Biblioteca Braille Josélia Almeida.

Mediação: Marcos Rodrigues (CE), Bibliotecário da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE

Dia 21/04 –  Literaturas e representatividade indígena

Convidados: Janice Thiél (PR), professora e pesquisadora de literatura infanto-juvenil indígena da PUC; Auritha Tabajara (CE), escritora, cordelista e contadora de histórias e Suene Honorato (CE), professora e pesquisadora da representação dos povos indígenas na literatura brasileira da UFC.

Mediação: Ceiça Pitaguary (CE), Liderança Indígena. Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará. Assistente técnica do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR.

Dia 22/04  – Literatura infantil e ancestralidade afro-brasileira

Convidados: Kiusam de Oliveira (SP), escritora e professora da Universidade Federal do Espírito Santo; Íris Amâncio (MG), escritora e professora da Universidade Federal Fluminense e Sandra Petit (CE), professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará – UFC;

Mediação: Patrícia Adjokè (CE), cantora, percussionista, contista infanto-junvenil, poetisa e contadora de histórias

Dia 23/04 – Livros e telas: a imaginação infantil na era da hiperconectividade

Convidados: Inês Vitorino (CE), professora e pesquisadora em infância e mídia e Socorro Acioli (CE), escritora.

Mediação: Dauana Vale (CE), psicóloga e escritora.

Serviço

“Seminário Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade”

De 19 a 23 de abril, das 10h às 12h

Youtube BECE