Dragão do Mar celebra Dia da Astronomia com curso aberto e ações educativas sobre o tema

19 de abril de 2021 - 10:14 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom do Centro Dragão do Mar - Texto
Luiz Alves e Arquivo Pessoal - Fotos

Até o fim de abril, o Planetário Rubens de Azevedo disponibilizará quatro aulas sobre Astronomia e quatro episódios educativos.

Ainda com sessões presenciais fechadas em observação ao isolamento social para enfrentamento ao novo coronavírus, o Planetário Rubens de Azevedo segue ofertando atividades on-line. No mês no qual é celebrado o Dia Mundial da Astronomia, no dia 8 de abril, o Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura lança uma série de ações educativas que podem ser conferidas sempre a partir das 19h30 no canal do Planetário e no site do Centro Dragão do Mar. A programação conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Programa Cientista Chefe.

Entre as ações, já estão disponíveis dois episódios do “Curso Popular de Astronomia”, ministrado pelo planetarista Paulo Otávio, até julho. Outros programas que também poderão ser conferidos ao longo dos próximos meses são os episódios da série “Visitando Planetas” e da série “Conhecendo”, apresentados pelos planetaristas Tiago Henrique e Alyson Veras, que apresentam conteúdos sobre os mais diversos elementos do sistema solar a cada edição. Na sexta-feira (16), foi ao ar a parte 1 da História das Constelações, da Série Conhecendo as Constelações.

Segundo Dermeval Carneiro, diretor do Planetário, as atividades foram pensadas como forma de continuar ofertando ao público conteúdos de Astronomia e ciências afins, na impossibilidade de retomar as atividades presenciais nesse momento ainda crítico de pandemia.

Confira a programação para o mês de abril

21/04 – Curso Popular de Astronomia – Objetos e fenômenos visíveis no céu, parte 2

22/04 – Conhecendo as Constelações – História das Constelações – Parte 2

28/04 – Curso Popular de Astronomia – A dança dos planetas

29/04 – Viagem Sideral no Planetário – Objetos de Céu Profundo

Sobre os ministrantes das ações educativas

Thiago Henrique é licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) e mestrando em Engenharia de Telecomunicação.

Alyson Veras é graduando em Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2014, trabalha como planetarista no Planetário Rubens de Azevedo, realizando sessões de planetário, palestras, exposições e oficinas de Astronomia, e representando o equipamento em diversos eventos educativos.

Paulo Otávio é técnico em Química (Nível médio) e licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Desde 2015, trabalha no Planetário Rubens de Azevedo.

Serviço

Planetário Rubens de Azevedo apresenta Mês da Astronomia no Dragão
Até 29 de abril de 2021
Horário: 19h30
Local: Canal do Planetário Rubens de Azevedo e no site do Centro Dragão do Mar.