Pesquisa investiga ocorrência de diabetes e hipertensão em indígenas Tapeba, em Caucaia

20 de abril de 2021 - 12:18 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte gráfica

A política de saúde dos povos indígenas brasileiros incorpora um amplo conjunto de ações norteado por distintos critérios sociais, geográficos e etnográficos. Além disso, a prática de outras linhas de cuidado, como medidas de proteção no campo da vigilância epidemiológica, também faz parte desse cenário. Diante disso, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizará pesquisa junto à população indígena Tapeba, em Caucaia, distante 16,5 km de Fortaleza, para avaliar o perfil epidemiológico deste grupo populacional.

>> População indígena do Ceará tem mais de 90% dos seus povos vacinados

O estudo, aprovado na chamada 02/2020 do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), trata-se de um piloto e objetiva analisar a distribuição e ocorrência de comorbidades, com foco em diabetes mellitus e hipertensão arterial crônica, bem como determinantes e condicionantes de saúde associados aos povos indígenas Tapeba atendidos pelas equipes de saúde do polo de Caucaia, cadastrados no sistema eletrônico do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-CE).

A coordenadora do estudo e pesquisadora do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE, Maria Lourdes dos Santos, explica que o desenvolvimento do projeto foi estimulado, em boa parte, pelo próprio trabalho da Sesa nas linhas do cuidado como hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental e redução da mortalidade materna e infantil. “Estaremos fortalecendo uma das linhas de cuidado e nos permitindo melhor conhecer e contribuir na saúde dessa população, seja junto ao trabalho dos profissionais de saúde ou pela tomada de decisões dos gestores públicos, a partir dos resultados da pesquisa”, afirma.

De acordo com dados da investigação, atualmente existem sete equipes de saúde cobrindo a área de Caucaia, que atuam com ações de prevenção, promoção e reabilitação de doenças e agravos mais frequentes na comunidade. As atividades prestadas pelas equipes incluem consultas médicas, de enfermagem, pré-natal, inalação, curativos, atividades em grupo para promoção e prevenção, como visitas às escolas.

No momento, a equipe responsável pelo trabalho está em fase de planejamento e a previsão é de que a pesquisa seja concluída até dezembro de 2022.

Comunidade Tapeba

A etnia indígena Tapeba é a maior do Ceará. As áreas em que os Tapeba residem constituem grupos locais de tamanho, padrão de assentamento, densidade e localização distintos, dentro da geografia do município de Caucaia. Ocupando nichos diferentes, os Tapeba atualizam formas diferenciadas de apropriação dos recursos naturais, basicamente extrativistas e sazonais.

Comorbidades

Por definição, as comorbidades ocorrem quando há associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente. No caso da Covid-19, por exemplo, doenças preexistentes como diabetes, hipertensão, asma e tuberculose estão entre as principais que podem afetar e agravar o estado de saúde de pacientes, levando-os à internação.