Secult realiza II Encontro do Sistema Estadual de Cultura de 26 a 30 de abril

20 de abril de 2021 - 15:58 # # # # # # #

Ascom Secult - Texto
Ascom Casa Civil - Foto


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) realiza o II Encontro Sistema Estadual de Cultura de 26 a 30 de abril, das 9h às 12h, com o tema “Percursos (In)Formativos”, para Dirigentes Municipais de Cultura. A programação, destinada aos secretários, dirigentes e gestores municipais de cultura, acontecerá por meio da plataforma Sympla, com exibição ao público através do canal do YouTube da Secult (https://www.youtube.com/SecultCearáGov). Os interessados podem se inscrever gratuitamente: http://www.sympla.com.br/secultceara.

O Encontro tem como objetivo promover o desenvolvimento da Política Cultural do Estado do Ceará, junto aos sistemas municipais de cultura. Com cinco dias de programação, o evento contará com a apresentação das ações e programas da Secult do plano de gestão vigente (2021/22). Também entra em pauta o fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura, com a estruturação dos Sistemas Municipais, uma prioridade definida na Meta 1 do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016 pela Assembleia Legislativa do Ceará e sancionado pelo governador Camilo Santana.

O encontro conta com a parceria da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará (DiCultura), do Porto Dragão, do Instituto Dragão do Mar (IDM), e da Central de Interpretação de Libras do Ceará (CIL).

Programação

O II Encontro Sistema Estadual de Cultura trará em sua programação palestras, mesa-redondas, conferências e momentos para debater a política cultural do Ceará. Gestores e coordenadores da Secult, além de convidados especiais, irão participar de cinco dias intensos de atividades.

A abertura, no dia 26/4, contará com a mesa-redonda de tema “O direito à Cidade passa pelo direito à Cultura”. Participam os deputados federais José Guimarães (CE) e Alice Portugal (BA), que é presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A atividade terá mediação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

O segundo dia, 27/4, será dedicado a uma apresentação da Secult Ceará, envolvendo a exposição de suas coordenadorias, programas, projetos e ações, com a presença da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, entre outros coordenadores da Secult. NEste dia haverá também uma mesa de destaque intitulada “Desafios das Políticas afirmativas e de acessibilidade na cultura”, incluindo as políticas de Cultura Infância, de acessibilidade, expressões LGBTQIA+, Cultura Viva, expressões étnicas, Tesouros Vivos e de Patrimônio Imaterial.

O Sistema Estadual de Cultura entra em pauta no terceiro dia, 28/4, com uma apresentação e debate para a construção de políticas culturais nos municípios cearenses. Na ocasião será também apresentado o Plano de Gestão da Secult 2021-2022. A pauta se estende para o dia 29/4, para debater também a gestão de cultura municipal, refletindo sobre o papel do gestor para além de eventos do setor.

No último dia, 30/4, entra em pauta o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Ceará, uma ferramenta que tem servido para a realização de diagnóstico no setor cultural, passando por assuntos como os impactos sócio-econômico da Lei Aldir Blanc, editais de fomento e auxílio financeiro no setor cultural do Ceará.

A programação de encerramento conta também pela tarde com a mesa “Federalismo Cultural”, com participação de Arany Santana (Secretária da Cultura do Estado da Bahia e Presidenta do Fórum de Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste), Úrsula Vidal (Secretária da Cultura do Pará e Presidenta do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste) e da deputada federal Jandira Feghali (RJ).

A Conferência de Encerramento terá como convidado o líder indígena, ambientalista, escritor e filósofo Ailton Krenak (MG), para falar sobre o tema “Cultura e Arte para adiar o fim do mundo”. A mediação será do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, com participação especial da mestra da cultura do Ceará Cacique Pequena, da etnia Jenipapo-Kanindé de Aquiraz.

Sobre o Encontro

A primeira edição do Encontro Sistema Estadual de Cultura foi realizada em 2017, nos dias 21 e 22 de março, no Teatro Carlos Câmara e no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, reunindo secretários de Cultura e outros gestores culturais dos municípios cearenses.

O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo da Secretaria com os novos gestores municipais, apresentando em detalhes a política cultural do Estado e os diversos programas, projetos e ações da Secult, e construir uma agenda coletiva para estruturação e fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura.

O Encontro do Sistema Estadual de Cultura foi um momento para avançar na agenda de estruturação dos Sistemas Municipais, quanto às gestões municipais que tomaram posse em janeiro de 2017, reforçando também o diálogo mantido de forma permanente pela Secretaria com os municípios.

Confira programação completa clicando aqui