“Somos capazes de vencer a batalha contra a Covid-19”, diz Izolda Cela em entrevista

21 de abril de 2021 - 15:23 # # # # #

Ascom Vice-Governadoria - Texto

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou de entrevista comandada pelo professor e membro da Academia Cearense de Letras, César Barros Leal, na tarde desta terça-feira (20). A conversa, que aconteceu de forma remota e foi transmitida através das redes sociais, teve duração de pouco mais de uma hora e abordou diversos temas como as medidas implementadas pelo Governo do Ceará para o combate à pandemia do novo coronavírus, a criação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Projeto Elmo, entre outros.

Em sua fala inicial, Izolda Cela deixou claro o seu otimismo sobre a verdadeira batalha que todo o mundo vem travando diante do novo coronavírus. “Somos capazes de vencer a batalha contra a Covid-19. Não tenho dúvidas disso. Atualmente, vivemos em um platô ainda alto da doença e por isso se manter cauteloso, cuidadoso, segue sendo recomendado”, afirmou.

A vice-governadora também comentou a importância da criação, e a devida eficácia, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, formado por profissionais de saúde; presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa; Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho; além da Prefeitura de Fortaleza. “Quanto mais complexo o problema, mais nós precisamos de forças para agregar pessoas e tentar combater tudo isso. O Comitê é exemplo de como essa junção de habilidades pode funcionar. O objetivo de salvar vidas se impõe de forma inquestionável, e para salvar vidas é necessário tomar medidas, estas sempre orientadas por estudiosos e pessoas gabaritadas para tal”, sintetizou.

Capacete Elmo

Desenvolvido com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, além de contar com o auxílio de outras instituições como a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), o capacete de respiração assistida, batizado de Elmo, está sendo uma ferramenta primordial para salvar vidas em todo o território nacional.

Questionada acerca da utilização do Elmo, Izolda Cela não poupou elogios aos seus desenvolvedores. “O Elmo tem ajudado e prevenido a intubação, um procedimento bastante invasivo, que tem suas consequências e precisa ser administrado de forma cuidadosa. Ter recursos para garantir uma dosagem de oxigênio necessária para o confronto e o bom funcionamento do organismo da pessoa, sem precisar intubar, é o melhor dos mundos. O Elmo vem justamente como esse recurso”, finalizou