Segunda temporada da série “Nós no Batente” estreia neste sábado (24/4) na TVC

23 de abril de 2021 - 17:12 # # # # # # #

Maira Suspiro - Ascom Porto Dragão - Texto
Ascom Porto Dragão - Foto

A segunda temporada da série documental do Porto Dragão começa a ser exibida semanalmente a partir deste sábado e apresenta Mestre Aldenir, Tesouro Vivo da Cultura nos saberes do Reisado

Seguimos vivenciando, através das telas, dentro de nossas próprias casas, como a arte, com a tecnologia como aliada, tem sido refúgio e amparo, criando um respiro de esperança enquanto seguimos na atual travessia. Agora, mais um conteúdo do Porto Dragão chega às telas da TVC, que exibe a partir deste sábado (24/4), às 22h45, a segunda temporada da série documental Nós no Batente, nos apresentando o viver de arte no interior do Ceará.

Esta nova temporada colocou em foco os interiores e outras centralidades da arte cearense, compartilhando suas vivências e potências criativas, uma temática importante para o Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar, que integra o Hub Cultural do Ceará.

São 12 grupos e artistas em 12 episódios que mostram um panorama do viver de arte através de entrevistas e criações. Um convite a conhecer e pensar em quem está no batente do fazer artístico desta vida que segue, junto ou separado, nessa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo. A série estreou no Youtube do Porto Dragão no segundo semestre de 2019 e agora, ganha as telas da TV nesta parceria com o programa Culture-se.

Primeiro episódio – Mestre Aldenir

“Peço a Deus, todo dia, para me dar saúde para manter esses grupos. Aquilo que a gente gosta, a gente faz com tanto amor e o amor não é a gente que dá, nem é ninguém. Ele vem saindo de dentro da gente. É natural, porque as coisas só prestam se forem assim”, assim fala Mestre Aldenir, aos 80 anos, titulado Mestre da Cultura do Ceará com larga tradição no reisado, que herdou de família. Atua na coordenação do Reisado Reis de Congo do Mestre Aldenir Aguiar, em atividade há mais de 50 anos, sendo um dos mais tradicionais da região do Cariri.

Episódios do “Nós no batente” – Segunda temporada

– EP 01: Mestre Aldenir (Cariri)

– EP 02: Nego Gallo (Fortaleza)

– EP 03: Cia Balé Baião (Itapipoca)

– EP 04: Grupo Ninho de Teatro (Cariri)

– EP 05: Nóis de Teatro (Fortaleza – Bom Jardim)

– EP 06: Dona Zefinha (Itapipoca)

– EP 07: Arte Jucá (Inhamuns)

– EP 08: América Circo (Fortaleza)

– EP 09: Toca da Matraca (Sobral)

– EP 10: Abidoral Jamacaru (Cariri)

– EP 11: Orquestra Popular do Nordeste (Fortaleza)

– EP 12: Mangaio Cultural (Tianguá)

Acessibilidade

Todos os episódios contam com a janela de intérpretes de LIBRAS, áudio-descrição, notas proêmias, além da opção de legendas disponibilizada no próprio Youtube, reforçando o papel enquanto instituição cultural de democratizar a arte e cultura.

Sobre o Porto Dragão

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento, que aconteceu em outubro de 2020, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa “Porto Dragão Sessions”, uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em oito episódios e a primeira temporada do programa “Nós no Batente”, e o programa “Zona de Criação”, programa que prevê apoiar 25 projetos de diferentes linguagens e estilos (música, teatro, dança).

Todos os trabalhos realizados pelo HUB colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

Serviço:

“Nós no Batente” no Culture-se da TVC
Episódio da semana – Mestre Aldenir
Exibidos semanalmente na TVC
VHF Canal 5.1 / Multiplay Canal 517 / NET Canal 17 / Brisanet Canal 15
Sábado às 22h45 / Reprises às quintas-feiras às 20h30

Redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/portodragaoce/
Canal no Youtube: Youtube.com/PortoDragao
https://www.instagram.com/tvceara/