‘Live’: o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação da população em meio à pandemia

26 de abril de 2021 - 15:00 # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom da ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica:

O Agente Comunitário de Saúde tem assumido um papel de grande importância neste contexto pandêmico, seja no mapeamento de territórios, na coleta de dados, ou na vigilância epidemiológica. É este profissional que chega na ponta, na população que está nos bairros e pequenos municípios. Por isso, a atuação e o protagonismo desses trabalhadores é tema do Papo SUS desta terça-feira (27). A live é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

A transmissão será feita pelo perfil da ESP/CE no Instagram a partir das 19 horas e contará com a participação da enfermeira e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado. Agente Comunitária de Saúde (ACS), Gysselle Franco também participará do encontro virtual, que terá mediação da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

O papel dos ACSs no enfrentamento à Covid-19 é colocado cotidianamente em prática por Gysselle Franco. Atuando há cerca de seis anos na cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, ela reforça o papel do profissional de saúde enquanto agente de conscientização junto às pessoas. “Neste momento, precisamos conscientizar as pessoas de que a situação ainda é grave, que precisamos manter todos os cuidados sanitários e seguir alertando-as o quanto esse quadro não é fácil”, afirma.

As observações de Gysselle vão ao encontro das orientações colocadas na Cartilha nº 2 de Recomendações aos ACS, por meio da Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE para Período de Isolamento Social. Publicado ainda em 2020, o documento propõe uma série de ações para a fase de quarentena.

As recomendações direcionam-se tanto à população em geral, quanto aos ACSs, para que eles possam orientar as comunidades de seus territórios por meio de estratégias de educação em saúde no cenário da pandemia de Covid-19.

Papo SUS

O objetivo do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores, gestores e na assistência ao cidadão. As lives ocorrem quinzenalmente, todas as terças-feiras.

Serviço

Quando: terça-feira (27), às 19h
Tema: Acolhimento e Promoção à Saúde: o trabalho dos Agentes Comunitários na pandemia
Convidadas:
Márcia Machado – enfermeira e professora associada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Gysselle Franco – Agente Comunitária de Saúde (ACS)
Acesse em instagram.com/espceara