Hospital São José amplia armazenamento de oxigênio medicinal; novo tanque possui quase o dobro do volume do anterior

27 de abril de 2021 - 13:04 # # # # #

Diego Sombra - Ascom do HSJ - texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Foto

Iniciativa é resultado do planejamento elaborado pelo HSJ para o enfrentamento à pandemia

Diante do aumento da demanda por oxigênio para pacientes internados com Covid-19, o Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), instalou um novo reservatório com o objetivo de ampliar o abastecimento do insumo na unidade. Com capacidade para armazenar 9.780 m³, o tanque possui quase o dobro do volume do anterior. O trabalho de substituição foi realizado na última sexta-feira (23) pela empresa White Martins.

O diretor administrativo-financeiro do HSJ, Nadirlan Fontenele, ressalta que a iniciativa é resultado do planejamento elaborado pelo Hospital São José para o enfrentamento à pandemia. “Durante os picos da Covid-19, há um aumento de demanda que chega a ser 300% acima da média de consumo normal na nossa unidade. Desta forma, com a instalação do novo reservatório, ficamos mais tranquilos quanto à estocagem do produto, já que minimiza a logística de reabastecimento por parte da empresa fornecedora”, afirma.

O Hospital São José conta atualmente com 136 leitos (128 de enfermaria e oito de Unidade de Terapia Intensiva). Dos leitos de enfermaria, 20 estão localizados na unidade de campanha montada em frente ao hospital. O espaço receberá, nos próximos dias, oxigênio canalizado a partir do novo reservatório. Por enquanto, o fornecimento ocorre por meio de cilindros. “Com a instalação do novo tanque, a unidade receberá oxigênio canalizado, o que, consequentemente, irá melhorar e muito o atendimento dos pacientes internados, como também irá reduzir a demanda por cilindros soltos dentro da unidade, possibilitando a alocação dos mesmos para outras demandas assistenciais”, explica Nadirlan.