Inscrições abertas para oficina virtual “Introdução à Ballroom” na próxima sexta-feira (30)

27 de abril de 2021 - 14:04 # # # # # #

Raphaelle Batista/Ascom Porto Iracema das Artes

Na semana do Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a formação será ministrada por Silvia Miranda, tutora do Laboratório de Dança, que possui atuação de destaque nacional na cultura Ballroom

Apresentar um histórico da comunidade Ballroom, seu surgimento e a evolução das categorias até suas formas atuais está entre os objetivos da oficina virtual “Introdução à Ballroom”, que será ministrada gratuitamente pela artista Silvia Miranda. Apresentadora, chanter e professora do Coletivo Becha Cearense, do qual também é fundadora, ela realiza a formação ao vivo, através da plataforma Zoom, na próxima sexta-feira (30), das 15h às 18h.

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (26) e seguem até às 12h de 30 de abril. A capacidade da sala é de 40 pessoas e haverá emissão de certificados pelo Porto Iracema. Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível aqui.

Reconhecida nacionalmente como a pioneira Yagaga Kengaral, a artista é também a tutora do projeto do Laboratório de Dança “Soft-Fúria – O vogue e a expansão da Cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-Brasileiro”, desenvolvido pelas artistas John 7, Dandara Lima e Bruno Gomes na atual edição dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes. O movimento tem origem na comunidade negra latino-americana LGBTQIA+ da cidade de Nova York (EUA), no século 20, como forma de refúgio, proteção, afeto e resistência.

O encontro também tem como intuito ser um momento de apresentação da comunidade Ballroom, além de contribuir com quem já se encontra na cena. A variação brasileira e atuação da “NONE” também devem ser abordadas.

Sobre a oficina

Antes de desenvolvermos qualquer categoria da Ballroom, é necessário que tenhamos o mínimo de conhecimento necessário para isso. O objetivo principal dessa aula é introduzir novas pessoas à comunidade Ballroom e informar as pessoas que já estão atuando. A aula seguirá como uma ordem cronológica de quem começou essa comunidade, quando e como a Ballroom surgiu, como as categorias surgiram e como evoluíram ao que é hoje. Também teremos uma introdução ao desenvolvimento da Ballroom Brasileira e como é a atuação da Ballroom NONE.

Sobre Silvia Miranda

Silvia Miranda é fundadora do Coletivo Becha Cearense, que é responsável pela grande maioria de Balls e aulas de Ballroom pela cidade de Fortaleza (CE). Miranda trabalha como chanter, apresentadora e professora no coletivo e é nacionalmente reconhecida como Pioneira Yagaga Kengaral. Através da Ballroom, realiza trabalhos sociais para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade que fazem parte da Ballroom-CE.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Tutora do Lab Dança, Silvia Miranda ministra oficina virtual “Introdução à Ballroom” na próxima sexta-feira, 30
Quando: Inscrições vão de 26 de abril até às 12h de 30 de abril
Oficina acontece na sexta-feira, 30, das 15h às 18h
Link para inscrição: https://cutt.ly/QvBggd2
Capacidade: 40 vagas
Onde assistir a formação: Plataforma Zoom