Museu da Cultura Cearense promove discussão sobre os desafios impostos pela pandemia a pessoas com espectro de autismo

27 de abril de 2021 - 16:02 # # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Projeto Acesso recebe o psicólogo André Luiz, o enfermeiro Bráulio Teixeira e a terapeuta ocupacional Nahani Vasconcelos para debater sobre a questão, em conversa ao vivo no YouTube do Dragão

No mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Projeto Acesso, do Museu da Cultura Cearense, realizará uma conversa sobre “Como as pessoas com TEA podem superar os desafios impostos pela pandemia”, na próxima quinta-feira (29). Para debater o tema, o MCC convidou o psicólogo e psicanalista André Luiz, colaborador da Casa da Esperança, entidade referência no atendimento de pessoas com espectro de autismo, o enfermeiro Bráulio Teixeira e a terapeuta ocupacional Nahani Vasconcelos. O bate-papo será mediado pelo jornalista e educador Carlos Viana, ao vivo, a partir das 15h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), e contará com tradução em Libras por profissionais da Central de Interpretação de Libras (CIL) do Estado do Ceará.

A pandemia tem desencadeado uma crise global, seja no aspecto social ou econômico, mas tem atingido pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo particular. Geralmente com uma agenda repleta de terapias fundamentais ao desenvolvimento psicossocial, pessoas com TEA tiveram suas rotinas interrompidas pela necessidade do isolamento social, o que compromete severamente sua socialização e evolução cognitiva. Reconhecendo a importância de promover a inclusão social e os direitos de pessoas com autismo, o Projeto Acesso convida a sociedade a refletir sobre a questão.

Sobre os participantes

André Luiz é psicanalista, psicólogo, mestre em psicologia e fascinado pelas histórias das pessoas. Já exerce a Psicologia há quase dez anos nas áreas clínicas, de gestão e social.

Bráulio Costa Teixeira é enfermeiro na Assembleia Legislativa do Ceará, residente em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará e especialista em Gestão em Saúde pela Fiocruz.

Nahani Caroline Tavares Vasconcelos é terapeuta ocupacional formada pela Universidade de Fortaleza e pós-graduada em Neurociência e Reabilitação também na UNIFOR. Possui certificação e educação continuada em Integração Sensorial na Universal do Sul da Califórnia.

Carlos Viana é graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cearense, membro do Projeto Acesso, membro do GT de acessibilidade cultural pela Secult/CE e repórter do Jornal O Povo.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em 2007, o dia 2 abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em 2018, a Lei 13.652 oficializou a celebração da data no Brasil, proposta do senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Serviço

Live “Como as pessoas com TEA podem superar os desafios impostos pela pandemia”
Data: 29 de abril de 2021 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação: Livre
Com tradução em Libras