Nutec Creative de abril traz programação voltada para o Dia Mundial da Propriedade Intelectual

27 de abril de 2021 - 13:02 # # # # #

Louise Mezzedimi - Ascom do Nutec - Texto

As inscrições são gratuitas, com emissão de certificado ao final do evento

Estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Dia Mundial da Propriedade Intelectual terá como temática geral neste ano “PI & PME: levar suas ideias ao mercado”. O Nutec, autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realizará o Nutec Creative em celebração à data, com tema “A importância da Propriedade Intelectual nas pequenas e médias empresas”. O evento on-line acontecerá no dia 29 de abril, às 18h, com transmissão pelo canal do YouTube do Nutec. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Sympla.com, com emissão de certificado de participação.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam hoje cerca de 90% dos empreendimentos no mundo todo, empregam em torno de 50% da força de trabalho mundial e geram até 40% da renda nacional em muitas economias emergentes, ou até mais se contarmos com os negócios informais. A Propriedade Intelectual (PI) independe do porte da empresa. O sistema existe para proteger a atividade criativa e o investimento feito para levá-la ao mercado.

De acordo com a coordenadora de inovação do Nutec e uma das palestrantes do evento, Silvanira de Oliveira, o objetivo do Nutec Creative de abril é o de comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. “Neste ano, o objetivo é a disseminação da cultura de propriedade intelectual, desmistificando a PI”, explica.

Além da coordenadora de inovação do Nutec, o evento também contará com a Carla de Freitas, coordenadora da seção de difusão regional nordeste II do INPI.

Palestrantes

Silvanira de Oliveira
Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Nutec

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) – ponto focal IFCE. Especialista em gestão do conhecimento e educação corporativa (Estácio). Graduada em Biblioteconomia (UFC).

Carla de Freitas
Coordenadora da Seção de Difusão Regional Nordeste II do INPI

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). Pós-Graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza. Graduada em Psicologia pela UFRJ. Técnica em Propriedade Industrial desde 2005, atualmente está responsável pela Seção de Difusão Regional Nordeste II do INPI.

Definição

Como define a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), “constituem propriedade intelectual as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio”.

Serviço

Data: 29/04 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Youtube do Nutec
Inscrições: Sympla.com

 

 

Ouça

De acordo com a coordenadora de inovação do Nutec e uma das palestrantes do evento, Silvanira de Oliveira, o objetivo do Nutec Creative de abril é o de comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual.