Webconferência debate segurança nos serviços de saúde nesta quinta (29)

28 de abril de 2021 - 15:31 # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom da ESP/CE - Texto
Fábio dos Santos - Arte gráfica

A segurança hospitalar, tanto de pacientes quanto dos próprios profissionais de saúde, é um assunto que ganha ainda mais relevância quando consideramos o atual contexto pandêmico pelo qual o mundo passa. O assunto é tema de webconferência no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Com o mote “Segurança de Todos nos Serviços de Saúde: Prevenção da Covid-19 Intra-hospitalar”, a live ocorre nesta quinta-feira (29).

A transmissão será realizada pelo canal oficial da ESP/CE no YouTube, a partir das 19h30, e contará com a participação da médica infectologista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Luciana Bandeira. A mediação será feita pela farmacêutica e diretora-presidente da Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde do Estado do Ceará (ARQS), Diana Carmem.

De acordo com as equipes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covis) da Sesa e do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE, a ideia é colocar em foco a discussão sobre as melhorias das práticas de saúde a partir dos novos contornos que a Covid-19 impõe ao sistema de saúde em todo o mundo. Além disso, busca-se promover uma reflexão com base na campanha nacional pela segurança do paciente – celebrada anualmente no Brasil ao longo do mês de abril, com base na Política Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde.

Estratégias de ação

Dentre algumas das principais estratégias adotadas por unidades de saúde em todo o globo, destaca-se o fortalecimento de uma comunicação segura e direcionada a orientações sobre medidas de proteção no ambiente intra-hospitalar para pacientes e profissionais de saúde. Outras ações são os planos para a reorganização física e estrutural das unidades de saúde, de forma a ampliar a capacidade de leitos, em caso de aumento na demanda de atendimento.

Serviço

Webconferência: “Segurança de Todos nos Serviços de Saúde: prevenção da Covid-19 intra-hospitalar”
Quando: quinta-feira (29)
Horário: 19h30
Acesse a transmissão no canal da ESP/CE no YouTube