ZPE Ceará tem novo presidente

28 de abril de 2021 - 10:23 # # # #

Celso Tomaz - Ascom do Complexo do Pecém - Texto

Eduardo Neves assume a presidência da única zona de processamento de exportação em atividade hoje no Brasil

Com larga experiência no serviço público e atuação em diversos segmentos da iniciativa privada, o economista Eduardo Neves assumiu neste mês de Abril de 2021, a presidência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém (CIPP S/A). Ex-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), Neves passa a substituir Danilo Serpa, que ocupava o cargo.

“Me sinto muito honrado e grato ao governador Camilo Santana pela oportunidade de integrar o time do Complexo do Pecém. A ZPE é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Ceará, sendo a única zona de processamento de Exportação atualmente em funcionamento no Brasil. E só o desafio de viabilizar novas empresas ao Setor 2 já me deixa muito motivado em poder colaborar com o avanço do nosso Estado. Faço isso há quase 18 anos e, pra mim, vai ser uma grande honra poder participar dessa atração de novos investimentos com a expansão da ZPE Ceará”, celebra Eduardo Neves – Presidente da ZPE Ceará.

Eduardo Neves presidiu a Adece de abril de 2018 até fevereiro deste ano. Ao longo dos quase três anos em que esteve no comando da Agência, ele trabalhou na captação de novos investimentos para o desenvolvimento do Ceará, em especial de empresas com grande potencial de geração de emprego e renda. Também deixou sua marca por meio de uma reestruturação das Câmaras Setoriais, criando novas Câmaras Temáticas.

“A chegada do Eduardo é um reforço para o time de executivos do Complexo do Pecém. Um profissional que já conhecemos, pois já lidávamos com ele em diversos projetos. Experimentado e reconhecido no mercado por seus bons resultados, ele chega num momento especial, pois em breve estaremos entregando o Setor II da ZPE Ceará”, afirma Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

Histórico

Eduardo Henrique Cunha Neves é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) desde 1990. Sua trajetória na Adece iniciou em 2007, ano de fundação da instituição. Ao longo desse período, atuou como gerente de Comércio e Serviço e depois diretor de Infraestrutura, tendo como foco a atração de investimentos industriais, implantação e acompanhamento das infraestruturas necessárias para a viabilidade de empreendimentos no Estado.

Atualmente, também atua como conselheiro em diversas entidades, como Sebrae, Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin), Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Siderúrgica Latino Americana (Silat). Está a serviço do Estado do Ceará desde 2003, quando trabalhou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). Atuou em diversas empresas privadas como executivo, passando pelos setores de construção civil, indústrias de bebidas, granito, entre outras. Como empresário, atuou nos ramos de medicamentos, colchões e estofados.