Ceará ultrapassa 2 milhões de doses aplicadas; novo lote de vacinas chegará aos 184 municípios em até 24 horas

29 de abril de 2021 - 17:14 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil -Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Fotos

Novo lote chega no mesmo dia em que o Ceará ultrapassou 2 milhões de doses de vacinas aplicadas na campanha de imunização contra a Covid-19

Avião com o 16° lote de vacinas contra a Covid-19 pousou na tarde desta quinta-feira (29) no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins. A nova remessa contém 192.050 doses, sendo 188.250 da Oxford/AstraZeneca e 3.800 CoronaVac/Sinovac. Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para os municípios cearenses.

O governador Camilo Santana usou as redes sociais para comunicar a chegada do novo lote e comemorar a marca de 2 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas em todo o Estado. “Chegamos hoje a mais de 2 milhões de doses aplicadas no Ceará. Continuamos nossa luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, publicou Camilo.

Até o momento, o Ceará recebeu 2.430.300 doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Seguindo orientação do MS, o 16° lote será destinado para aplicação da primeira e segunda dose em idosos entre 60 a 64 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Vacinômetro

Segundo o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até às 17 horas da última quarta-feira (28), foram aplicadas 2.000.204 doses. Com isso, 1.318.465 cearenses foram vacinados com a primeira dose, e 681.739 já receberam a segunda dose.

Mais cedo, Camilo Santana destacou, via redes sociais, o trabalho dos profissionais de saúde que atuam para imunizar os cearenses, levando esperança para diversas regiões do Estado. “Agradeço o empenho dos nossos profissionais de saúde e de todos os municípios”, publicou.

Na publicação, o chefe do Executivo também ressaltou o esforço que o Governo do Ceará tem feito para agilizar a campanha de vacinação. “Nossa luta tem sido para acelerar cada vez mais esse processo, quer seja através dos repasses feitos pelo Governo Federal, ou na busca da aquisição direta de mais vacinas feita pelo Estado, como fizemos na compra da vacina Sputnik V, infelizmente ainda não liberada pela Anvisa”.

Nesta semana, o gestor anunciou que o Ceará deve receber no início do próximo mês o primeiro lote da vacina desenvolvida pela farmacêutica Pfizer em parceria com a BioNTech. “Segundo o Ministério da Saúde, o Estado receberá no início de maio a primeira remessa de vacinas da Pfizer. Serão 17.550 doses, que serão enviadas em dois lotes de 8.775″.