Metodologia internacional é aplicada no Ceará para profissionais que atuam com crianças através do Padin

29 de abril de 2021 - 17:08 # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama

Supervisores e agentes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), participam, nesta semana, de forma virtual, do I Treinamento na Metodologia Caring for the Caregiver (“Cuidando do Cuidador – CFC”), com abordagem de apoio às pessoas que lidam com crianças de até dois anos de idade. A experiência internacional dedica atenção ao bem-estar emocional dos cuidadores e chega ao Brasil para capacitar profissionais de 25 municípios cearenses, divididos em duas fases. O projeto é uma parceria entre o Governo do Ceará, o Instituto da Infância (Ifan) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“É importante que o responsável pela criança possa fortalecer o vínculo entre eles. Com essa qualificação, já aplicada em diversos países, possibilitaremos que milhares de famílias sejam beneficiadas, já que será colocada em prática pelos agentes do Padin. Fico muito feliz de saber que entidades tão renomadas na área da Infância sejam parceiras do Mais Infância Ceará e invistam na formação de nossos profissionais”, destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Responsável pela capacitação no Estado, a superintendente do Ifan, Luzia Laffite, disse como a abordagem pretende auxiliar a saúde mental dos cuidadores nos primeiros anos de vida de uma criança. “Quando falamos em cuidar, olhamos para suas três vertentes: Cuidar de si, Deixar ser Cuidado e Cuidar do Outro. Com este propósito, esperamos que os pais e cuidadores se sintam mais contemplados e seguros em suas necessidades e possibilidades, para poder cuidar da criança pequena”, salienta.

Sobre o CFC

A metodologia foi desenvolvida por instituições internacionais e apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Região da África Ocidental e Central – WCARO, e a Fundação LEGO, com a finalidade de treinar cuidadores e cuidadoras para fornecer cuidados responsivos e estimulação precoce a fim de melhorar o desenvolvimento infantil.

Municípios contemplados

Fase 1 – Bela Cruz, Fortaleza, Granja, Itarema, Santana do Acaraú, Tejuçuoca, Traíri, Viçosa do Ceará.

Fase 2 – Amontada, Capistrano, Cariús, Chaval, Choró, Farias Brito, Itatira, Itapiúna, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Pereiro, Quiterianóplois, Salitre, Tarrafas e Uruoca.