Atestado, declaração ou relatório médico serão exigidos durante 3ª fase da vacinação contra a Covid-19; veja modelos

1 de maio de 2021 - 12:28 # # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Saulo Cruz - Arte Gráfica

A 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 convocará pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente grave. Para a imunização deste grupo, portanto, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informa que será exigido atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico. As medidas foram decididas durante a 40ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Ceará.

>> Veja os modelos

A Sesa informa, ainda, que municípios que seguirão para o terceiro momento do esquema vacinal devem reforçar a checagem dos dados registrados no Cadastro Estadual de Vacinação.

>> Cadastro Estadual de Vacinação: população incluída na 3ª fase deve especificar comorbidade

Para obter o documento, os usuários do Sistema Único de Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou seu médico. A lista dos pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi encaminhada para as Superintendências Regionais de Saúde para facilitar a validação com os municípios.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, enfatiza que os pacientes com nome enviado para as unidades estaduais também devem checar o cadastro no Saúde Digital e apresentar a indicação do médico no ato da vacinação. “Essa lista não isenta o paciente do cadastro nem da declaração/atestado do médico, que deve ser apresentada no momento da vacinação. A listagem deve servir para os municípios planejarem e organizarem os processos de vacinação da sua população”, orienta.